Repositório Digital

A- A A+

Otimização da coleta seletiva em edifícios residenciais de Porto Alegre/RS : desafios e oportunidades

.

Otimização da coleta seletiva em edifícios residenciais de Porto Alegre/RS : desafios e oportunidades

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Otimização da coleta seletiva em edifícios residenciais de Porto Alegre/RS : desafios e oportunidades
Autor Hennigen, Valéria
Orientador Venzke, Claudio Senna
Data 2003
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Empresarial.
Assunto Gestão ambiental
Gestão pública
Lixo : Coleta seletiva
Resumo O presente estudo analisa o Programa da Coleta Seletiva conduzido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS. Entende-se por coleta seletiva a separação na fonte geradora de resíduos orgânicos e inorgânicos (como papel/papelão, plástico, metais e vidros), realizada no âmbito domiciliar ou empresarial com vistas ao reaproveitamento (reciclagem) dos materiais. O foco está centrado no ambiente doméstico e o objetivo geral do trabalho é propor ações para aumentar e qualificar a adesão dos moradores em edifícios residenciais (condomínios), devido à sua representatividade e às tendências urbanísticas detectadas. A abordagem contempla duas análises que se inter-relacionam: a perspectiva da gestão pública municipal (política e ações) e a postura assumida por administradoras de imóveis locais, relativamente à problemática da gestão de resíduos sólidos na cidade. A metodologia adotada compreendeu a realização de uma pesquisa amostral da população residente em edifícios, com suporte de referencial teórico, de experiências relatadas na área da coleta seletiva em condomínios e do levantamento da realidade do programa nos dias de hoje. Visando conhecer as práticas gerenciais afetas e o nível de sensibilização das administradoras, procedeu-se à consulta específica. Os resultados do estudo apontam para desafios e oportunidades, associados basicamente à educação ambiental comunitária, à conquista da parceria da sociedade na solução dos problemas ligados ao gerenciamento de resíduos e à divulgação de informações técnicas e do potencial de negócios e benefícios gerados - a partir de eficientes programas de coleta seletiva - pela cadeia produtiva da reciclagem. No contexto das imobiliárias, as possibilidades apontam, ainda, para o aproveitamento de um ambiente condominial favorável e para a estratégia da diferenciação, que pode qualificar os serviços prestados e conferir maior visibilidade e sucesso ao setor.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/12469
Arquivos Descrição Formato
000387788.pdf (516.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.