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O processo de tropicalização da comunicação digital do Aliexpress

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O processo de tropicalização da comunicação digital do Aliexpress

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Título O processo de tropicalização da comunicação digital do Aliexpress
Autor Almeida, Ana Carolina Lopes de
Orientador Pereira, Ana Cristina Cypriano
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Comércio eletrônico
Comunicação digital
[en] AliExpress
[en] Digital communication
[en] E-commerce
[en] Social media
[en] Tropicalization
Resumo Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender de que maneira ocorre o processo de tro-picalização da comunicação digital do comércio eletrônico chinês AliExpress e sua relação com o consumidor brasileiro. Na reflexão teórica, o estudo se dispõe a refletir sobre a influên-cia das transformações sociais, culturais e tecnológicas nas práticas de consumo na moderni-dade, nos novos modelos comerciais e na comunicação organizacional. Na metodologia, fo-ram empregados de maneira combinada procedimentos de pesquisa quantitativa e qualitativa para o cumprimento dos objetivos específicos. As técnicas metodológicas utilizadas são inspi-radas na pesquisa bibliográfica e na análise de conteúdo do site da organização e da página oficial AliExpress Brasil na rede social Facebook. No site, verificou-se um fluxo comunica-cional partindo da organização e com conteúdo tropicalizado incluindo estratégias de incenti-vo ao consumo. Já na rede social, por meio das publicações da organização e dos comentários dos usuários, foi possível evidenciar de maneira mais destacada a interação entre os atores e o fluxo comunicacional que parte do público. Somadas as análises, é possível inferir que, a par-tir de iniciativas que evidenciam a tropicalização, o AliExpress se aproxima culturalmente do público brasileiro. Contudo, como consideração maior, notam-se oportunidades para a comu-nicação digital da organização, que não gerencia seu relacionamento com o público brasileiro de maneira adequada.
Abstract This research aims to understand the digital communication tropicalization process of the chi-nese ecommerce website AliExpress and its relationship with the Brazilian consumer base. In theory, the study sets out to reflect on the influence of social, cultural and technological changes in contemporary consumer practices, new business models and in the organizational communication. In practice, a combination of quantitate and qualitative research procedures were employed to achieve the specific objectives. These techniques involved bibliographical research and analysis of the organization’s website content and the official Facebook page of AliExpress Brazil. On the website, there was a communication flow leaving the organization with tropicalized contents including strategies to encourage consumption. As far as Social Media (in this case Facebook) was concerned, by analyzing the publications of the organiza-tion and user comments, it was possible to identify the interaction between the actors and the communication flow that leaves from the public. With this analysis, it was possible to infer that from the tropicalization initiatives AliExpress is culturally closer to the Brazilian public. However, as further consideration, it can be noticed that there is room for improvement for organization’s digital communication as it fails to manage its relationship with the Brazilian public in an adequate way.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/125863
Arquivos Descrição Formato
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