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Relações Públicas : essência e aparência

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Relações Públicas : essência e aparência

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Título Relações Públicas : essência e aparência
Autor Calistro, Bruno dos Santos
Orientador Nunes, Ana Karin
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Relações públicas
[en] Core and appearance
[en] Information and communication
[en] Politic function
[en] Public relations
[en] Relationships
[en] Specialized agencies
Resumo Este estudo tem por objetivo analisar como as agências especializadas em atividades de Relações Públicas estão traduzindo o processo de Relações Públicas no mercado, especialmente no que diz respeito à função organizacional política da profissão e ao entendimento da comunicação como via de mão-dupla. Com isso, há o questionamento se as agências especializadas em serviços de Relações Públicas, ao definirem suas estratégias de mercado e executarem suas atividades, refletem sobre a função política da atividade profissional? Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica acerca de temas como política, relações de poder, micropolítica, comunicação, informação, relações públicas como gestora da função organizacional política e relacionamentos. Posteriormente, através de pesquisa de campo envolvendo duas agências especializadas em atividades de Relações Públicas, localizadas em Porto Alegre e sua região metropolitana, buscou-se identificar como o ser da atividade (a sua essência) se traduz no fazer (a sua aparência) profissional do mercado. Percebeu-se que as agências especializadas em Relações Públicas desenvolvem suas atividades ainda com base na comunicação e nos relacionamentos – aparência das Relações Públicas -, sem considerar, no entanto, as questões inerentes às relações de poder e à importância da informação no sistema organização-públicos – essência das Relações Públicas.
Abstract This research aims to analyze how the Public Relations’ specialized agencies are translating the Public Relations’ process in the market, specially concerning the profession’s organizational politic activities and the understanding of the communication as a double-way road. Thus, there is the question whether the agencies specializing in public relations services, when they define their market strategies and executing its activities, are reflectining on the political role of the occupation? Intending that, a bibliographic research has been developed about topics like politics, power relationships, micro politics, communication, information, public relations as a manager of organizational politic activities and relationships. Afterwards, through field research in two Public Relations activities’ specialized agencies, seated in Porto Alegre and metropolitan zone, aiming to identify how the being in activity (her core) reflects in her professional activity (her appearance) in the market. It could be noted that the both Public Relations activities’ specialized agencies still develop their activities based in communications and relationships – Public Relations’ appearance – without consider, however, the inherent questions related to the power relationships and importance of data in the data organization system – Public Relations’ core.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/125865
Arquivos Descrição Formato
000972287.pdf (760.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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