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Comunicação como ferramenta para a transformação social : o caso da Endeavor Brasil

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Comunicação como ferramenta para a transformação social : o caso da Endeavor Brasil

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Título Comunicação como ferramenta para a transformação social : o caso da Endeavor Brasil
Autor Zanotto, Luiza Riboli
Orientador Nunes, Ana Karin
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Comunicação organizacional
Empreendedorismo
[en] Communication
[en] Endeavor Brazil
[en] Entrepreneurship
[en] Social transformation
Resumo O estudo tem como foco uma organização sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo, a Endeavor Brasil. Busca identificar se as estratégias de comunicação utilizadas pela organização se relacionam com a sua missão de transformar o Brasil através do empreendedorismo, promovendo um ambiente que fortaleça a cultura empreendedora e multiplique empreendedores que transformam o país. A metodologia de pesquisa adotada foi a revisão bibliográfica e o estudo de caso, tendo como técnicas a pesquisa documental, a observação direta, bem como entrevistas semiestruturadas. Durante o estudo, através de revisão bibliográfica, foram apresentados os conceitos de empreendedorismo, empreendedor, o histórico dos termos no Brasil e as razões pelos quais é um tema atual e relevante. Também revisaram-se conceitos relativos à organização, organizações do terceiro setor, comunicação organizacional, comunicação estratégica e públicos de interesse. Na análise de ações desenvolvidas e de seus públicos, percebeu-se que a Endeavor Brasil tem sua estrutura de comunicação pensada de forma estratégica, tendo na comunicação um instrumento para o atingimento de sua missão. Também foi possível perceber que a as ações comunicacionais desenvolvidas pela Endeavor Brasil se relacionam com a sua missão, seja de forma indireta ou direta.
Abstract The study focuses on a non-profit organization that encourages the entrepreneurship, the Endeaver Brazil. It aims to identify if the communication strategies used by the organization contribute to its mission of transforming Brazil through the entrepreneurship, promoting an environment which strengthens the entrepreneurial culture and multiplies entrepreneurs that change the country. The research methodology adopted was the bibliographic review and the case study, having as techniques the documental research, the content analysis, as well as semi-structured interviews. During the study, through bibliographic review, it was presented the definition of entrepreneurship, entrepreneur, the historic of the terms in Brazil and the reasons why it’s a current and relevant topic. It was also reviewed the concepts related to organization, the third sector organizations, organizational communication, strategic communication and target audiences. In the analysis of the developed actions and the target audiences, it was noticed that Endeavor Brazil has its communication structure thought in a strategic way, holding in communication an instrument for the achievement of its mission. It was also possible to realize that the communicational actions developed by Endeavor Brazil relate to its mission, directly or indirectly.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/125869
Arquivos Descrição Formato
000972292.pdf (2.535Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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