Repositório Digital

A- A A+

Gestão de informação e relacionamentos no âmbito do futebol : o caso do Grêmio Football Clube Porto Alegrense

.

Gestão de informação e relacionamentos no âmbito do futebol : o caso do Grêmio Football Clube Porto Alegrense

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Gestão de informação e relacionamentos no âmbito do futebol : o caso do Grêmio Football Clube Porto Alegrense
Autor Bueno, Eduarda Figueiró
Orientador Nunes, Ana Karin
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Gestão da informação
Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.
Relações públicas
[en] Football
[en] Information management
[en] Relationship
Resumo Este estudo discute como o clube brasileiro Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense (GFPA) se relaciona com a sua torcida no âmbito das redes sociais digitais, com foco na gestão estratégica da informação para a construção relacionamento legítimos entre as partes. Nesse contexto, foram analisadas as estratégias de informação e de relacionamento do Clube com os torcedores através das publicações em suas páginas oficiais das redes sociais Facebook, Instagram e Twitter. Como metodologia, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e de estudo de caso. Para se chegar aos objetivos propostos, os principais temas abordados foram a gestão da informação e o relacionamento clube-torcedor. Concluiu-se, por meio da pesquisa desenvolvida, que, apesar de constituir um relacionamento com a sua torcida, o Grêmio FBPA ainda carece de estratégias sólidas no ambiente das redes sociais para que, através da informação lá disponível, reforce a identificação clube-torcida, especialmente no aspecto da comunicação institucional.
Abstract The study discusses how the brasilian football team Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense (GFPA) relates to their fans in the digital social networks, focusing on strategic information management to build legitimate relationships between the parts. In this context, information strategies and Club relationship with the fans were analyzed by the publications in their official pages of social networks Facebook, Twitter and Instagram. The methodology used was a bibliographic research and case study. To reach the proposed objectives, the main topics discussed were the management of information and the team-fans relationship. The conclusion is that, although it is a twisted relationship with their, Grêmio FBPA still needs to improve their strategic information management in the digital social networks to be able to reinforce the identification between team-fans, especially in the aspect of corporate communication.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/125870
Arquivos Descrição Formato
000972293.pdf (1.545Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.