Repositório Digital

A- A A+

Do Relações Públicas ao RP 2.0 : como as mudanças socioeconômicas afetaram a profissão

.

Do Relações Públicas ao RP 2.0 : como as mudanças socioeconômicas afetaram a profissão

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Do Relações Públicas ao RP 2.0 : como as mudanças socioeconômicas afetaram a profissão
Autor Carraro, Raysa Townsend
Orientador Schmitz, Vera Regina
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Internet
Relações públicas
[en] Focused communication
[en] Mass communication
[en] Online media
[en] Public relations 2.0
Resumo O estudo propõe-se analisar as mudanças na profissão de relações públicas e suas atribuições ocasionadas pela globalização e o advento da internet. Para isto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental para obter as definições de relações públicas, estudar a mudança no conceito de trabalho e as definições inauguradas com o meio virtual como ciberespaço, cibercultura e web 1.0 e 2.0. Para análise do material utilizado, escolheu-se a análise de conteúdo, estabelecendo-se tabelas com as definições trabalhadas ao longo do texto, expondo de maneira cronológica as mudanças evidenciadas entre o período da globalização e do advento dos meios de comunicação online. Evidenciou-se que esta profissão foi beneficiada com o uso da internet, pois facilitou o contato e o estudo dos públicos-alvo das organizações e que as teorias de comunicação massificada e persuasiva abrem espaço para uma comunicação transparente, direcionada e mais interativa, exigindo dos profissionais um acompanhamento constante do meio online no intuito de gerir a imagem da organização e a sua reputação. Os principais objetivos de relações públicas continuam os mesmos, gerir a comunicação e as possíveis crises organizacionais, mas contando com os novos meios de comunicação para auxiliá-lo.
Abstract This coursebook aims do analyse how globalization and the internet affected public relations profession through the years. Due to respond this goal, it was done a bibliographic and documental research to define Public Relation Profession, the changes on work concept and the arising terms related to internet as cyberculture, web 1.0 and 2.0. The contents are presented in four different charts chronologically made, using the principles of content analysis. The analysis of these charts, showed that: in one hand Public Relation’s profession was benefited with all these changes on society and the new technology available, because using internet and online media has allowed these professionals to be closer to their audience however in order hand it demands more professionals’ transparency and interactivity, because of it they must be conected 24/7 in order to manage companys’ reputation and image. This study concludes that public relation’s goals are still the same but now they have other platforms helping them to do a better communication.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/125872
Arquivos Descrição Formato
000972390.pdf (617.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.