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O design emocional como construção simbólica no desejo de compra : um estudo de caso da loja virtual Chico Rei

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O design emocional como construção simbólica no desejo de compra : um estudo de caso da loja virtual Chico Rei

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Título O design emocional como construção simbólica no desejo de compra : um estudo de caso da loja virtual Chico Rei
Autor Nunes, Vinícius dos Santos
Orientador Pithan, Flávia Ataide
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Comportamento do consumidor
Design emocional
[en] Emotional design
[en] Rei, Chico
[en] Shirts
[en] Virtual store
Resumo O presente trabalho tem como tema as características do design emocional, aplicadas à influência da decisão de compra do consumidor das camisetas da loja virtual Chico Rei. O objetivo do trabalho é compreender como o design emocional, planejado e executado pela Chico Rei, constrói simbolicamente o desejo de compra nos consumidores da marca. Num primeiro momento, a partir da pesquisa bibliográfica, são apresentados conceitos referentes ao ciberespaço, além de seu histórico e seus desdobramentos; o consumo, a relação e diferença entre sociedade e a cultura do consumo - e um pequeno apanhado sobre o comportamento do consumidor - também são tratados; por fim são percorridos a conceituação e o histórico do design emocional e sua relação com a emoção e o ato de consumir. A partir disso, apresenta-se a análise de conteúdo realizada sobre a Chico Rei, envolvendo o estudo da comunicação realizada pela marca, perpassando sobre cada canal de divulgação e comunicação. Também foram utilizadas na análise sete entrevistas com consumidores da marca e um questionário respondido por e-mail pelo profissional da Chico Rei, que possui o cargo de Diretor de Marketing de Comunicação. Compreende-se que o design tem um papel essencial para influenciar o desejo de compra dos consumidores da Chico Rei, mas o sucesso da marca só é atingido pela forma como planejaram e executam sua comunicação com o consumidor, ou seja, por sua gestão de comunicação: inovadora e engajante.
Abstract The following work has as its theme the characteristics of emotional design, applied in influencing the costumer‟s desire to buy t-shirts on Chico Rei's online store. It has the objective of understanding how the emotional design, planned and executed by Chico Rei, symbolically builds on the custumer desire to purchase the brand. At first, concepts related to cyberspace are presented from the literature, together with its history and consequences; consumption, the relationship and the differences between society and consumer culture are discussed, as well as a brief overview on the custumer behavior; finally, the concept and history of emotional design are covered, as well as its relationship with the excitement and the act of consuming. From that, the analysis of content of Chico Rei is presented, including the study of communication held by the brand, passing over each of its dissemination and communication channels. The analysis also uses seven interviews with the brand's costumers and a questionnaire answered by email by Chico Rei's Director of Marketing Communications. It is understood that, for Chico Rei's customers, the design has an essential role to influence the desire to buy, but the brand's success is only achieved by the way their communication with the customer is planned and performed, that is, in its communications management: innovative and engaging.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/125880
Arquivos Descrição Formato
000972408.pdf (2.422Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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