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Amor às pessoas e à camisa : o feminino e o masculino na comunicação organizacional da Dudalina S.A.

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Amor às pessoas e à camisa : o feminino e o masculino na comunicação organizacional da Dudalina S.A.

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Título Amor às pessoas e à camisa : o feminino e o masculino na comunicação organizacional da Dudalina S.A.
Autor Araújo, Luiza Scheffer de
Orientador Baldissera, Rudimar
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Comunicação organizacional
Estudos de gênero
[en] Communication
[en] Culture
[en] Dudalina S.A.
[en] Gender
[en] Identity
Resumo No presente trabalho, analisa-se os empregos do feminino e do masculino na comunicação organizacional da empresa Dudalina S.A., especificamente em seus blogs Dudalina Feminina e Dudalina Masculina. Através de pesquisa bibliográfica, explorou-se, primeiramente, os conceitos de gênero, identidade e cultura organizacional, bem como os de comunicação organizacional e comunicação organizacional no contexto da web. A análise de conteúdo, empregada em postagens veiculadas nos blogs, foi a metodologia eleita para que se pudesse refletir acerca dos conteúdos disponibilizados para homens e mulheres e das características ressaltadas desses sujeitos. Constatou-se, por fim, que mesmo posicionando-se como uma empresa preocupada com igualdade de gênero e valorização da mulher, a Dudalina S.A. reproduz, mesmo que por vezes sutilmente, padrões hegemônicos de caracterização dos gêneros.
Abstract In the present study it is analyzed the female and male employments in Dudalina S.A. organizational communication, specifically on the blogs Dudalina Feminina and Dudalina Masculina. Through bibliographic research, first, it is explored the concept of gender, identity and organizational culture; then, organizational communication and organizational communication in the web context are presented. Content analysis, employed in posts circulated in Dudalina’s blogs, was the elected methodology in order to make a reflection on the subjects provided to men and women and in the highlighted characteristics of these individuals. It was verified at last that even positioning itself as a company concerned with gender equality and women’s empowerment, Dudalina S.A. reproduces, even if sometimes subtly, hegemonic patterns of genres characterization.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/125892
Arquivos Descrição Formato
000972402.pdf (959.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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