Repositório Digital

A- A A+

De vilão a mocinho : uma análise sobre a construção do personagem Félix, da telenovela “Amor à Vida”

.

De vilão a mocinho : uma análise sobre a construção do personagem Félix, da telenovela “Amor à Vida”

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título De vilão a mocinho : uma análise sobre a construção do personagem Félix, da telenovela “Amor à Vida”
Autor Vargas, Arlan Silva de
Orientador Rossini, Miriam de Souza
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Amor à Vida (Telenovela)
Félix (Personagem)
Narrativa
Resumo Este trabalho tem por objetivo analisar aspectos narrativos e audiovisuais que ajudam a definir as características de um protagonista na teledramaturgia brasileira atual. Para isso, escolheu-se como tema a construção do personagem Félix Khoury, da telenovela da Rede Globo Amor à Vida (2013/14), e como foi desenvolvida sua transformação ao longo da história. A novela inovou ao apresentar um vilão homossexual que se redime das maldades, passando de vilão cruel a mocinho que conquista a torcida do público por um final feliz, se tornando o grande protagonista da trama. Esse personagem apresentou um perfil psicológico complexo e, juntamente com os traços cômicos, mostrou que o antagonista pode ir além da simples crueldade ou do drama exagerado, evidenciando uma tendência da ficção televisiva atual, em que vilões bem-humorados e até carismáticos estão cada vez mais comuns. Para contextualizar esse importante produto televisivo, é traçado um percurso histórico da telenovela. Conceitos específicos do gênero, como as questões narrativas do formato e a evolução temática e audiovisual da produção ao longo dos anos também são abordados. Para tanto, o referencial teórico foi embasado em autores como Renata Pallottini, Maria I. V. de Lopes, José Roberto Sadek, Jesús Martín-Barbero, Marlyse Meyer e Renato Ortiz.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/125952
Arquivos Descrição Formato
000971834.pdf (2.374Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.