Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosário, Nísia Martins dopt_BR
dc.contributor.authorAmado, Thamiriz Rochapt_BR
dc.date.accessioned2015-08-28T02:40:52Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/125968pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa analisou as ilustrações pertencentes aos últimos dois anos do jornal alternativo Coojornal, referentes aos anos de 1982 e 1983, tendo em vista ser um período que diz respeito ao final dos anos de ditadura civil-militar no Brasil, anos de redemocratização e de resistência política. O objetivo centrou-se na relação entre as questões referentes à comicidade e ao jornalismo, e como essa dinâmica se dava nos anos de repressão e de controle aos meios de comunicação. Para isso, são utilizados autores que estudam o humor, a ditadura, a imprensa alternativa, que surgiu a partir do golpe de 1964, e as formas de ilustrações, como a charge e a caricatura. Compreendendo que o humor foi uma forma de burlar a censura ou de criticá-la, para esse estudo foram selecionadas quatro ilustrações relacionadas com política e pertencentes aos chargistas Santiago e Edgar Vasques para serem analisadas em seu conteúdo político, crítico e humorístico. Entendendo que o cômico do duplo sentido e da ironia são elementos constituidores das ilustrações, buscamos relacionar a teoria referente ao humor para analisar os desenhos do Coojornal.pt_BR
dc.description.abstractThis research analyzed the illustrations belonging to the last two years of the alternative newspaper Coojornal, related to the years of 1982 and 1983, in view of this being a period that concerns the final years of civil-military dictatorship, years of re-democratization and political resistance. The objective focused on the relationship between the issues concerning the comicality and the journalism, and how this dynamic occurred in the years of repression and control of the media. For this, it was used authors that study the humor, the dictatorship, the alternative press, that appeared since the military coup of 1964, and the various forms of illustration, like cartoons and caricatures. Understanding that the humor was a way of cheating the censorship or criticize it. For this study it was selected four illustration related to politics and belonging to the cartoonists Santiago and Edgar Vasques to be analyzed in its political, critical and humorous content. Understanding that the comic of the double entendre and the comic of the irony are elements that constitutes the illustrations, we sought to relate the theory concerning the humor to analyze the drawings of the Coojornal.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCoojornalen
dc.subjectImprensa alternativapt_BR
dc.subjectJournalismen
dc.subjectCoojornal (Jornal)pt_BR
dc.subjectHumorismopt_BR
dc.subjectIllustrationen
dc.subjectHumoren
dc.subjectCivil-military dictatorshipen
dc.subjectAlternative pressen
dc.subjectComicalityen
dc.subjectCartoonen
dc.subjectCaricatureen
dc.titleHumor e subversão : a comicidade nas ilustrações do Coojornal e a resistência políticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCoca, Adriana Pierrept_BR
dc.identifier.nrb000972045pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples