Repositório Digital

A- A A+

A função social do jornalismo no mercado de notícias

.

A função social do jornalismo no mercado de notícias

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A função social do jornalismo no mercado de notícias
Autor Perdomo, Nidiane Saldanha
Orientador Deus, Sandra de Fatima Batista de
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Análise de conteúdo
Jornalismo
Zero Hora (Jornal)
Resumo Este trabalho tem como objetivo estudar a função social do jornalismo e suas relações com o atual sistema empresarial dos veículos de comunicação. Para isso, analisa a cobertura do jornal Zero Hora sobre o conflito agrário ocorrido na cidade de Faxinalzinho/RS, em abril de 2014, envolvendo agricultores e Kaigangues. A metodologia utilizada no trabalho é a análise de conteúdo. A base teórica que fundamenta a pesquisa vem de conceitos como Jornalismo Público e a função social segundo o Código de Ética. Recupera também os princípios da atividade jornalística, os critérios de noticiabilidade e a análise teórica das consequências da mercantilização que reposiciona a notícia como produto. Ainda traz uma breve contextualização histórica da questão agrária na região do acontecimento. A pesquisa conclui que o jornalismo atual não cumpre a sua função social, priorizando objetivos econômicos e preterindo o interesse público.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/125969
Arquivos Descrição Formato
000972046.pdf (326.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.