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dc.contributor.advisorBenetti, Márciapt_BR
dc.contributor.authorSchröder, Melissa Reginapt_BR
dc.date.accessioned2015-08-28T02:40:53Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/125970pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral deste trabalho é analisar os sentidos sobre religião na revista Superinteressante, da Editora Abril. Este trabalho foi construído a partir de conceitos específicos que envolvem o jornalismo, o discurso e a religião. No jornalismo, nos filiamos à perspectiva construtivista e ao pressuposto de que é um gênero discursivo. Tratamos também das especificidades do meio revista, constituído a partir de práticas, técnicas e linguagens próprias. Entendemos a religião como um tema relevante por seu poder de explicar o inexplicável, agregar pessoas e aliviar o sofrimento humano. Para realizar esta pesquisa, utilizamos a Análise do Discurso (AD), aporte teórico-metodológico que considera que a linguagem não é transparente e atua na construção de sentidos. Mapeamos os textos veiculados na revista durante dois anos, de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2015. Encontramos 199 sequências discursivas que, agrupadas, dão origem a quatro formações discursivas: A religião tem o poder de permitir e proibir; A fé faz bem; A crise e a reinvenção da fé; A corrupção e os escândalos religiosos. Por meio da análise desses sentidos identificamos que o poder que a religião tem de proibir e permitir, impondo comportamentos específicos aos seus fiéis, se caracteriza como uma formação ideológica hegemônica em Superinteressante. Essa conclusão converge com a fascinação pela religião observada nas capas das revistas e com sua função de código ético de convivência humana.pt_BR
dc.description.abstractThe main goal of this study is to analyze the meanings about religion in Superinteressante magazine, published by Editora Abril. This work was built from specific concepts involving journalism, discourse and religion. In journalism, we join the constructivist perspective and the assumption that it is a discursive genre. We treat also the specifics of the magazines, made from practices, techniques and own languages. We understand religion as a relevant topic for their power to explain the unexplainable, bring people together and alleviate human suffering. To conduct this research, we used the Discourse Analysis (DA), theory and method that believes language is not transparent and engaged in the construction of meaning. We map the texts in the magazine for two years, from February 2013 to February 2015. We found 199 discursive sequences, grouped, give rise to four discursive formations: Religion has the power to allow and prohibit; Faith is good; Crisis and reinvention of faith; The men of God also sin. By analyzing these senses identified the power that religion has to prohibit and allow imposing specific behaviors to the faithful, it is characterized as a hegemonic ideological in Superinteressante. This conclusion converges with the fascination with religion noted on magazine covers and its ethical code function of human coexistence.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJournalismen
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectMagazineen
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectReligionen
dc.subjectSuperinteressante (Revista)pt_BR
dc.subjectDiscourseen
dc.titleJornalismo e fé : os sentidos sobre religião na revista Superinteressantept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coReginato, Gisele Dottopt_BR
dc.identifier.nrb000972053pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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