Repositório Digital

A- A A+

Extração de fragmentos de diagramas de classes a partir de modelos de processos de negócio

.

Extração de fragmentos de diagramas de classes a partir de modelos de processos de negócio

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Extração de fragmentos de diagramas de classes a partir de modelos de processos de negócio
Outro título Extraction of class diagram fragments from business process models
Autor Tshibende, Mike Muya
Orientador Thom, Lucinéia Heloisa
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Assunto Negócios
Processos de negócios
[en] BPMN
[en] Business process modeling
[en] Class diagram
[en] UML
Resumo A modelagem de processo de negócio tem atraído a atenção dos analistas de sistemas, pois auxilia a modelagem, análise e projeção de sistemas a serem desenvolvidos. No entanto, a notação usada para modelar processos, BPMN (Notação para Modelagem de Processos de Negócio) é diferente da usada para modelar sistemas, diagrama de classes da UML (Linguagem de Modelagem Unificada). Assim, este trabalho apresenta um estudo para facilitar a extração de diagramas de classes a partir de um modelo de processo de negócio em BPMN. Como resultado deste estudo, tem-se um conjunto de regras para auxiliar a extração de modelos de sistema, a partir de modelos em nível de processo de negócio. Com o diagrama de classes obtido, o analista de sistemas poderá ter uma visão estática do vocabulário do sistema, incluindo os diferentes relacionamentos entre as classes e poderá ter uma visão lógica de um esquema de banco de dados.
Abstract The business process modeling has attracted the attention of systems analysts, as it helps to modeling, analyzing and designing systems to be developed. Nonetheless, the notation used to model the processes, BPMN (Business Process Managment Notation), differs from the one used to model systems, UML class diagrams. Thereby, this work aim at presenting a study in order to facilitate class diagram extraction from a business process model represented by the BPMN. As result of this study, a methodology has been developed to help the extraction of system models, starting from models in business level. With the class diagram obtained, the systems analyst may have a static view of the system’s vocabulary, including the different relationships between classes, as well as a logical view of a database schema.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/126074
Arquivos Descrição Formato
000972347.pdf (3.885Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.