Repositório Digital

A- A A+

Development of a context broker and high availability resource proposal

.

Development of a context broker and high availability resource proposal

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Development of a context broker and high availability resource proposal
Outro título Desenvolvimento de broker de contexto e proposta de recurso de alta disponibilidade
Autor Foscarini, Anderson Didoné
Orientador Weber, Taisy Silva
Co-orientador Crippa, Marcos Rates
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Assunto Tolerancia : Falhas
[en] Context broker
[en] Context computing
[en] Fault tolerance
[en] High availability
Abstract Context is everywhere. From a mobile phone in a person’s pocket to a temperature sensor in the middle of a forest. Context data can be used to help determine the importance of information and services on an environment, and decide whether to make them available to users or not, and how to process them. Applications that use context are called context-aware. With today’s large offer of sensing technologies, and the presence of various kinds of sensors in every mobile phone, it has become easier and more useful to sense context in several situations. The use of context data has become a very powerful tool of personalizing interaction with users and the behavior of systems. By improving the computer’s access to context, the richness of communication in human-computer interaction and the presence of more useful computational services can be increased. Context-aware computing is a new and broad area of research. Although its wide range of applicability, not many efforts are made towards specific solutions, including ones related to dependability and fault tolerance. This work’s main objective is to develop a Context Broker following a previous definition, on a different platform, and to propose a way to add a resource that gives the Broker high availability characteristics, taking a first step towards the development of a Dependable Context Broker.
Resumo Contexto está em todo lugar. De um telefone celular no bolso de uma pessoa à um sensor de temperatura no meio de uma floresta. Dados de contexto podem ser usados para auxiliar na definição da importância de informações e serviços em um ambiente, e decidir se as torna disponíveis ao usuário ou não, e como pode processá-las. Aplicações que usam contexto são chamadas sensíveis ao contexto. Com a atual grande oferta de tecnologias sensoriais, e a presença de vários tipos de sensores em cada telefone celular, têm se tornado mais fácil e prático captar contexto em diversas situações. O uso de informações de contexto se tornou uma ferramenta poderosa para personalizar a interação com usuários e o comportamento de sistemas. Ao melhorar-se o acesso de um computador ao contexto, aumenta-se a riqueza das comunicações em interações humano-computador e a presença de serviços computacionais mais úteis. Computação sensível a contexto é uma nova e ampla área de pesquisa. Não são muitos os esforços em soluções específicas, inclusive as relacionadas à área de tolerância a falhas e confiabilidade. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um Broker de Contexto e propor a adição e recursos que o dêem características de alta disponibilidade, dando um primeiro passo em direção ao desenvolvimento de um Broker de Contexto Confiável (Dependable).
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/126084
Arquivos Descrição Formato
000971078.pdf (1.075Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.