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A contribuição da produção científica em Marketing para as Ciências Sociais

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A contribuição da produção científica em Marketing para as Ciências Sociais

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Título A contribuição da produção científica em Marketing para as Ciências Sociais
Outro título The contribution of scientific production in Marketing for the Social Sciences
Autor Barcelos, Renato Hübner
Rossi, Carlos Alberto Vargas
Resumo Os pesquisadores de Marketing frequentemente empregam análises bibliométricas para avaliar a sua produção científica, porém poucos estudos examinam a influência que esta tem exercido fora da própria disciplina, isto é, nas ciências sociais com as quais ela mantém relação de interdisciplinaridade. Este estudo buscou suprir esse gap de conhecimento, analisando as citações recebidas pelos onze principais periódicos de Marketing nos top journals das ciências sociais mais próximas – Administração, Economia e Finanças, Psicologia, Sociologia e Antropologia – e identificando artigos, periódicos e temas de Marketing que mais têm tido impacto nessas áreas. Os temas foram construídos por meio do agrupamento das palavras-chave nos artigos, e os resultados foram interpretados por meio de análises de redes e de tabulação cruzada, identificando que, apesar de a contribuição geral da disciplina ser pequena, certos tópicos têm sido objetos de interesse de cada ciência social. Além disso, a contribuição externa da disciplina é polarizada, suprindo a Administração com metodologia e artigos de natureza gerencial e estratégica, e as demais áreas, principalmente com Comportamento do Consumidor. A partir dos insights obtidos, discute-se o status científico da produção de Marketing e os caminhos para a maior relevância da disciplina.
Abstract Marketing researchers often employ bibliometric analysis to assess the importance of scientific production in the field, but few studies have examined its influence outside the discipline itself, particularly in the social sciences with which it maintains an interdisciplinary relationship. This study aimed to fill this knowledge gap by analyzing citations of the eleven leading Marketing journals in the top journals of the closest social sciences – Management, Economy and Finance, Psychology, Sociology and Anthropology – and identifying the articles, journals and subjects which have had more impact in these areas. The subjects were constructed by clustering article keywords, and the results were interpreted by means of network analysis and cross-tabulation. The results show that, although the overall contribution of the discipline is relatively small, certain topics have been objects of interest in each social science. Furthermore, the discipline’s contribution is polarized, providing Management with methodology and articles of managerial and strategic natures, while providing other areas mainly with articles in Consumer Behavior. Based on the insights obtained, the scientific status of Marketing production is discussed, as well as the avenues for increasing the relevance of the discipline.
Contido em Revista de administracao contemporanea. Rio de Janeiro. Vol. 19, 2ª ed. esp. (ago. 2015), p. 197-220
Assunto Marketing
Produção científica
[en] Bibliometric analysis
[en] Citations
[en] Marketing
[en] Scientific production
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/126287
Arquivos Descrição Formato
000972353.pdf (595.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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