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A expatriação e o seu papel estratégico nas empresas internacionalizadas

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A expatriação e o seu papel estratégico nas empresas internacionalizadas

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Título A expatriação e o seu papel estratégico nas empresas internacionalizadas
Autor Gallon, Shalimar
Scheffer, Angela Beatriz Busato
Bitencourt, Betina Magalhães
Resumo Este artigo tem como propósito discutir o papel estratégico do processo de expatriação na internacionalização da empresa. Considera-se que a expatriação deve ser pensada como resultante de uma estratégia organizacional mais ampla, representando uma das formas de articular as estratégias internacional e local. Compreende um estudo caso feito na empresa Alpha, na qual foram realizadas 21 entrevistas com representantes da área e expatriados/repatriados. A empresa tem destaque no cenário mundial e conta com um programa de expatriação há 12 anos, entretanto carece de políticas e práticas mais estruturadas, por ter a internacionalização tomado uma dimensão maior do que a organização estava preparada para lidar. Evidencia-se, no entanto, que o mesmo processo tem tanto permitido possibilidades de crescimento para os profissionais e para a empresa, como apresentado muitos desafios a serem superados, entre os quais: aprimoramento do treinamento do processo, planejamento da repatriação, valorização e retenção dos repatriados.
Contido em Internext - Revista eletrônica de negócios internacionais da ESPM. São Paulo. Vol. 9, n. 3 (set./dez. 2014) p. 38-56
Assunto Expatriação
Gestão de pessoas
Internacionalização
Repatriação
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/126288
Arquivos Descrição Formato
000972401.pdf (272.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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