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É possível manter nosso bem-estar consumindo a mesma variedade de produtos? A influência da categorização na saciação do consumidor

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É possível manter nosso bem-estar consumindo a mesma variedade de produtos? A influência da categorização na saciação do consumidor

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Título É possível manter nosso bem-estar consumindo a mesma variedade de produtos? A influência da categorização na saciação do consumidor
Outro título Is it possible to maintain our well-being consuming less? The influence of categorization on consumer satiation
Autor Aquino, Lúcio Sanzi
Brei, Vinícius Andrade
Resumo Este artigo estuda a relação entre a categorização de produtos e a saciação do consumidor. Mais especificamente, analisou-se se um conjunto de produtos que englobe duas categorias leva o consumidor a saciar menos do que conjuntos que contenham exclusivamente produtos de cada uma das categorias, em situações de repetição de consumo. Para isso, foi realizada uma pesquisa experimental de laboratório, em que foram construídas duas categorias de produtos para medir o fenômeno da saciação. Os resultados mostraram que o grupo de produtos com representantes de duas categorias chegou ao ponto máximo de saciação na sexta, de oito repetições de consumo. Já os grupos com representantes exclusivos de cada categoria chegaram ao ponto máximo de saciação na quinta repetição. A principal conclusão da pesquisa é que grupos de produtos com representantes de duas categorias saciam menos do que grupos com representantes exclusivos de cada categoria. Dessa forma, este estudo avança a fronteira do conhecimento na relação entre categorização e saciação, mostrando que a saciação do consumidor pode ser amenizada sem a necessidade de aumento da quantidade de produtos oferecidos.
Abstract This article analyzes the relationship between product categorization and consumer satiation. We analyzed if a set of products that represents two categories drives consumers to satiate less than sets of products composed exclusively by one of the categories, in situations of consumption repetition. To carry on such investigation, we constructed two product categories in a laboratory experiment to measure the satiation phenomenon. Results show that the set of products composed by representatives of two categories reached the maximum satiation level in the sixth of eight repetitions of consumption. In opposition, the groups with representatives of each category reached their maximum satiation level in the fifth repetition. The research’s main contribution is to show that set of products with representatives of two or more categories satiate less than sets of products composed by exclusive representatives of one category. This study advances the knowledge about the categorization and satiation relationship, showing that consumer satiation can be attenuated without the augmentation of the variety of products offered.
Contido em Análise (Porto Alegre) [recurso eletrônico]. Vol. 24, n. 1 (jan./abr. 2013), p. 16-27
Assunto Comportamento do consumidor
Consumo alimentar
[en] Categorization
[en] Consumer behavior
[en] Consumption
[en] Marketing categories
[en] Satiation
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/126441
Arquivos Descrição Formato
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