Repositório Digital

A- A A+

Experimentando os fatores de movimento Laban em aulas de educação física na turma 12MNO na escola Júlio de Castilhos

.

Experimentando os fatores de movimento Laban em aulas de educação física na turma 12MNO na escola Júlio de Castilhos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Experimentando os fatores de movimento Laban em aulas de educação física na turma 12MNO na escola Júlio de Castilhos
Autor Fagundes, Daniel Elizeu de Souza
Orientador Vendramin, Carla
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Dança contemporânea
Ensino médio
Expressão corporal
[en] Dance in context
[en] Expressive factors of movement
[en] Laban-bartenieff system
Resumo O presente trabalho de conclusão de curso trata de uma pesquisa realizada na escola Júlio de Castilhos sobre a introdução de um conteúdo de dança nas aulas de educação física na turma 12MNO, formada por meninas entre 15 e 18 anos de idade. A escolha em adicionar uma unidade de dança no plano de ensino da turma estava de acordo com os objetivos do primeiro semestre para a área das linguagens da escola. Foram trabalhados os Fatores Expressivos do Sistema Laban-Bartenieff através da realização de seis módulos que abrangeram momentos de exposição, prática, reflexão e desenvolvimento desse conteúdo. Os referenciais de Isabel Marques e Denise Grosso da Fonseca sobre abordagens e métodos de ensino, contribuíram significativamente para a análise do processo ocorrido na turma. Nesse trabalho, discuto considerações a respeito da inserção do conteúdo dos Fatores Expressivos encontrados na dança, como unidade do plano de ensino, e como análise do andamento da turma com a qual realizei o estágio.
Abstract The current research is about the inclusion of a dance lessons on physical education's classes of Julio de Castilhos School, with girls between 15 and 18 years old. The choice of adding a dance unit in the class teaching plan was in line with the objectives of the first semester for the area of school languages. The Expressive Factors of Laban-Bartenieff System was developed by six modules, covering moments of exposure, practice and reflection of this content. The texts of Isabel Marques and Denise Grosso da Fonseca about teaching methods, significantly contributed to the analysis of the process occurred in the class. In this paper, I discuss considerations regarding the inclusion of the contents of Expressive Factors found in the dance, as unity of teaching plan, and how to review the progress of the class with which realized the research.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/126447
Arquivos Descrição Formato
000972965.pdf (1.122Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.