Repositório Digital

A- A A+

A funcionalidade da aplicação de uma sequência pedagógica do esporte de orientação junto a escolares do 5º ano do ensino fundamental

.

A funcionalidade da aplicação de uma sequência pedagógica do esporte de orientação junto a escolares do 5º ano do ensino fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A funcionalidade da aplicação de uma sequência pedagógica do esporte de orientação junto a escolares do 5º ano do ensino fundamental
Autor Braga, Naiuri
Orientador Roessler, Marta Maria Ratenieks
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Educação física escolar
Esporte de orientacao
Resumo Este projeto tem como objetivo verificar a funcionalidade de uma sequência pedagógica de ensino do esporte Orientação junto a escolares do 5° ano do ensino fundamental da Escola Estadual de 1º e 2º Graus Presidente Roosevelt, situada no município de Porto Alegre. A proposta justifica-se no fato desse esporte ser uma das modalidades dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) e da sua relação com a interdisciplinaridade. Os sujeitos da pesquisa foram 25 crianças (14 meninas, 11 meninos) com faixa etária entre 10 e 13 anos. As aulas foram ministradas duas vezes por semana com duração de 40 minutos, durante o período de Educação Física dos escolares, ao longo de um trimestre letivo. Após 19 aulas os alunos demostraram serem capazes de manipular a bússola de forma elementar; realizar a leitura do mapa; manter o mapa orientado durante uma corrida; realizar um percurso marcando sua passagem pelos pontos de controle; e, por fim, navegar de forma independente num terreno desconhecido utilizando apenas o mapa e a bússola como ferramentas. Conclui-se que a Sequência Pedagógica de ensino aplicada nessa pesquisa é eficiente para o aprendizado da Orientação na escola, porém alguns conteúdos dessa metodologia, no caso específico dos sujeitos dessa pesquisa, deveriam ser desenvolvidos ao longo da vida escolar e não em um único trimestre.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/126455
Arquivos Descrição Formato
000973029.pdf (2.179Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.