Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVoser, Rogerio da Cunhapt_BR
dc.contributor.authorRattay, Leonardo Velhopt_BR
dc.date.accessioned2015-09-11T02:31:57Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/126456pt_BR
dc.description.abstractEste estudo quantitativo e descritivo tem como objetivo verificar quais motivos levam praticantes do sexo feminino a praticar o voleibol. O estudo contou com 153 praticantes do sexo feminino, com idades entre 10 e 18 anos e que treinam efetivamente em seus colégios/clubes. Para aquisição dos dados relacionados aos motivos da prática esportiva, foi utilizada a "Escala de Motivos para Prática Esportiva" (EMPE), a qual foi validada por Barroso (2007) para população brasileira e é composta por 33 questões. Como a medida foi feita em uma escala nominal, foram estabelecidos os seguintes critérios: "nada importante" (para o nível 0), "pouco importante" (para os níveis 1,2 e 3), "importante" (para os níveis 4,5 e 6), "muito importante" (para os níveis 7,8 e 9), e "totalmente importante" (para o nível 10). Posteriormente, as questões foram agrupadas em 7 domínios motivacionais, assim denominados: status, condicionamento físico, energia, contexto, técnica, afiliação e saúde. Os resultados mostraram, principalmente, uma significativa diferença estatística nos quesitos status (d= 1,16 – Forte) e técnica (d= 1,04 – Forte) quando comparadas equipes federadas, não federadas e escolares.pt_BR
dc.description.abstractThis quantitative and descriptive study aimed to verify which motives take young girls to practice volleyball. 153 girls between the ages of 10 and 18 years old who play effectively in their schools/sports clubs participated in the study. The data related to the motives to practice sports were collected using the “Escala de Motivos para Prática Esportiva" (EMPE) questionnaire, which was validated by Barroso (2007) for Brazilian population and consists of 33 questions. Measures were made in a nominal scale following the criteria: “not important at all” (level 0), “little importance” (levels 1,2 and 3), “important” (levels 4, 5 and 6), “very important” (levels 7, 8 and 9), and “totally important” (level 10). After that, the questions were grouped together into 7 motivational dimensions: Status, Fitness, Energy Release, Context, Skills Development, Affiliation and Health. The results showed, mainly, a significant statistical difference in the category Status (d=1,16 – High) and Skills Development (d=1,04 – High) when compared to federated teams, non-federated teams and school teams.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMotivationen
dc.subjectVoleibolpt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectMotivational factorsen
dc.subjectVolleyballen
dc.titleFatores motivacionais que levam jovens a praticar voleibolpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000973030pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples