Repositório Digital

A- A A+

Pioneiras do fisiculturismo no Rio Grande do Sul : fatores motivacionais para adesão ao treino e as competições

.

Pioneiras do fisiculturismo no Rio Grande do Sul : fatores motivacionais para adesão ao treino e as competições

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Pioneiras do fisiculturismo no Rio Grande do Sul : fatores motivacionais para adesão ao treino e as competições
Autor Leão, Cíntia Vianna
Orientador Goellner, Silvana Vilodre
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Halterofilismo
Motivação
Resumo O presente estudo trata de uma pesquisa qualitativa sobre o tema “Pioneiras do Fisiculturismo no Rio Grande do Sul: Fatores Motivacionais para a Adesão ao Treino e Competição”. O problema que norteou o estudo foi: como foi o processo motivacional das primeiras mulheres praticantes de musculação a competirem no fisiculturismo? E a quais as motivações das fisiculturistas atuais que competem em âmbito mundial, sendo que não tem reconhecimento da mídia esportiva? Como objetivo primário determinou-se: Compreender o que motiva mulheres praticantes de musculação a competirem no fisiculturismo e seu histórico no esporte. Como objetivos secundários: qual o papel do treinador no processo motivacional e suas contribuições para o sucesso das atletas no esporte?Para esse estudo foi feito uma pesquisa qualitativa, onde as participantes responderam um questionário e foi realizada uma entrevista. Foi selecionada seis participantes do fisiculturismo que participaram dos primórdios desse esporte no estado. A análise dos resultados foi por meio de uma categorização, onde foram classificadas e selecionadas os tipos de motivações em Motivações Internas e Externas, Valores Pessoais e Sexismo. Nos resultados do estudo percebemos que a estética, a autorrealização,o reconhecimento social, o papel do treinador e a possibilidade de romper barreiras enquanto padrão social do corpo fazem com que as atletas se motivem em um esporte que tem pouco incentivo e reconhecimento.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/126460
Arquivos Descrição Formato
000973049.pdf (808.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.