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dc.contributor.advisorMoraes, Jose Ciceropt_BR
dc.contributor.authorCunha, Gabriel Kranenpt_BR
dc.date.accessioned2015-09-11T02:32:05Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/126470pt_BR
dc.description.abstractA profissão de treinador esportivo está em constante crescimento, principalmente no voleibol. Paralelamente, cresceram também as exigências e a necessidade de conhecimento prático e teórico dos treinadores. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo identificar a percepção de treinadores de voleibol do Rio Grande do Sul, no âmbito escolar e de entidades esportivas, em relação aos domínios dos conhecimentos e competências profissionais e ao reconhecimento das necessidades de formação e desempenho profissional a este nível, a fim de elaborar um perfil do treinador de voleibol do Rio Grande do Sul e comparar as suas percepções em função do âmbito em que trabalha. A amostra constou de 27 treinadores. Aplicou-se um questionário utilizado por Costa (2005). A análise dos resultados foi realizada através de estatística descritiva, apresentando valores absolutos e percentagens relativas. Nas análises inferenciais, recorremos aos testes de qui-quadrado e ANOVA do tipo One-Way com tratamento post-hoc de Scheffé. Todas as análises foram realizadas adotando o alfa de 0,05. Verificamos que, predominantemente, os treinadores possuem ensino superior completo e acreditam que todos os indivíduos devem ter acesso à carreira de treinador, desde que tenham ensino superior completo ou formação em curso técnico específico. Também julgam importantes e necessárias as competências e conhecimentos, as estratégias de formação e as áreas de necessidade de formação e desempenho da atividade da profissão que foram apresentados neste estudo. Encontramos diferenças entre os grupos de treinadores escolares e de entidades esportivas relacionadas à formação técnica específica, percepção nas competências, desempenho da atividade, entre outras.pt_BR
dc.description.abstractThe sports coaching profession is constantly growing, especially in volleyball, which shows great evolution in the last two decades. At the same time, the requirements and the need for practical and theoretical knowledge of the coaches increased. Thus, this study aims to identify the perception of volleyball coaches of Rio Grande do Sul, in schools and sports entities, regarding the areas of professional knowledge and skills, recognition of training needs and professional performance at this level in order to draw up a volleyball coach profile Rio Grande do Sul and compare their perceptions depending on the scope of employment. The sample consisted of 27 coaches. A questionnaire used by Costa (2005) was applied. The analysis was performed using descriptive statistics, showing absolute and relative percentages. In the inferential analysis, we used the chi-square test and ANOVA One-Way type treatment with post-hoc Scheffé. All analyzes were performed adopting the 0.05 alpha. We found that predominantly the coaches have completed higher education and believe that all individuals should have access to coaching, provided they have completed higher education or training in specific technical course. Also they find important and necessary skills and knowledge, training strategies and areas of need for training and performance of the profession activity that were presented in this study. Differences between school and sports entities coaches were found regarding specific technical training, awareness on skills, work performance, among others.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVolleyballen
dc.subjectVoleibolpt_BR
dc.subjectCoachesen
dc.subjectTreinadorespt_BR
dc.subjectPerceptionen
dc.subjectProfessional skillsen
dc.subjectNeed for trainingen
dc.titleAnálise da percepção dos treinadores de voleibol no domínio dos conhecimentos e compet}encias profissionais e no reconhecimento das necessidades de formaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000972979pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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