Repositório Digital

A- A A+

Fatores motivacionais nas aulas de ginástica coletiva : uma comparação entre homens e mulheres

.

Fatores motivacionais nas aulas de ginástica coletiva : uma comparação entre homens e mulheres

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Fatores motivacionais nas aulas de ginástica coletiva : uma comparação entre homens e mulheres
Autor Pires, Fernanda Cabral
Orientador Roessler, Marta Maria Ratenieks
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Assunto Atividade física
Ginastica de academia
Motivação
Resumo O presente estudo trata das dimensões motivacionais nas aulas de ginástica coletiva de uma academia de Porto Alegre. O objetivo geral deste estudo é verificar sobre seis dimensões motivacionais (Controle de Estresse, Saúde, Sociabilidade, Competitividade, Estética e Prazer) quais os fatores motivacionais que levaram mulheres e homens a frequentarem esse tipo de aulas e se existia correlação entre os resultados obtidos. O estudo procurou analisar se existem diferenças significativas entre as medidas das dimensões motivacionais avaliadas pelo IMPRAFE-132, segundo as variáveis: sexo, idade e turno das aulas. Foi aplicado o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas e Esportivas (IMPRAFE-132) (BALBINOTTI, 2010). As respostas dos itens do IMPRAFE-132 foram respondidas em uma escala de Tipo Likert, graduadas em sete pontos, variando de “Este item não representa um motivo que me levaria a realizar uma atividade física ou regular ou esporte” (1) a “É por esse motivo que eu pratico atividade física ou esporte” (7). O IMPRAFE-132 foi aplicado em 30 sujeitos, sendo 15 mulheres e 15 homens, da academia Cia Athletica de Porto Alegre-RS que participam de aulas coletivas de ginástica. Concluiu-se que em todas as dimensões os homens mostraram motivação menor que as mulheres. Fazendo uma comparação entre os gêneros não houve diferença estatisticamente significativa, exceto no fator saúde. Para os dois grupos a dimensão Saúde aparece em primeiro lugar, seguido de prazer.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/126471
Arquivos Descrição Formato
000973054.pdf (620.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.