Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrodbeck, Angela Freitagpt_BR
dc.contributor.authorKollet, Joelpt_BR
dc.date.accessioned2008-04-25T04:11:56Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/12655pt_BR
dc.description.abstractO alinhamento entre os objetivos de negócio e os objetivos de sistemas de informação exerce papel preponderante no monitoramento do desempenho das empresas, que no cenário atual, altamente competitivo e dinâmico, não podem permitir que seus gestores vacilem quanto às decisões a serem tomadas. Estas decisões estão principalmente baseadas nas informações que estão à disposição das pessoas que decidem. E, se por um lado, o acesso à informação hoje está facilitado devido aos recursos tecnológicos disponíveis, por outro lado, tende a dificultar a escolha das informações que são realmente pertinentes. A despeito da relevância, esta dicotomia muitas vezes leva as empresas a trabalhar com informações baseadas na facilidade de sua obtenção. Neste sentido o alinhamento estratégico entre os objetivos de negócio e os objetivos de sistemas de informação proporciona convergência e reciprocidade entre os rumos que a empresa projeta e o monitoramento das rotas que estão sendo seguidas. Baseados neste conceito, que contempla uma constante revisão, os indicadores que serão utilizados pelos gestores para a avaliação da performance das empresas serão dotados da pertinência necessária para a alteração de rumos programados e para a correção de desvios de rota. Neste contexto está também inserida a indústria da construção civil, que é destacada por seu reconhecido atraso tecnológico, tanto em termos de estrutura como também no tocante à gestão. Contemplando quatro empresas do segmento de construção de edificações comerciais e residenciais, esta pesquisa dá sua contribuição para o desenvolvimento do tema alinhamento estratégico na construção civil, na medida em que, através de um estudo exploratório de casos múltiplos, teve como objetivo identificar o alinhamento entre os objetivos de negócio e os objetivos de sistemas de informação, promovido pelas empresas construtoras de Lajeado (Rio Grande do Sul). Com a utilização de um protocolo de pesquisa baseado em modelos encontrados na literatura, os elementos encontrados em cada empresa foram confrontados entre si e também com àqueles da literatura. Como resultado deste estudo, mediante a convergência de todos os elementos encontrados, foi identificado o modelo de alinhamento adotado por empresas de construção civil, através do relacionamento entre os objetivos de negócio e os objetivos de sistemas de informação, e também os indicadores de desempenho utilizados por estas empresas.pt_BR
dc.description.abstractThe alignment between business objectives and the objectives of information system exerts a preponderant role on the companies’ performance which, in the actual highly competitive and dynamic scenery, doesn’t allow the companies’ managers to vacillate about the decisions they have to make. Those decisions are based mainly on the information which are available to the people who decide. And, if the access to information today is facilitated due to technologic resources that are available, it tends to make it difficult to choose information which are really pertinent. In spite of relevance, so many times this dichotomy makes companies to work with information that are based on its easiness to be obtained. This way the strategic alignment between business objectives and the objectives of information system provides convergence and reciprocity amid the courses that the company projects and the monitoring of the routes that are been followed. Based on this concept, which contemplates a constant revision, the indicators used by the managers to appraise the organizational performance will be endow of the necessary pertinence to change programmed courses and to correct detour of routes. In this context, the building site industry is also inserted and it is known because of its technology delay in terms of structure as well as concerning management. Contemplating four companies in commercial and residence building segment, this research gives its contribution to the development of the strategic alignment theme on building site industry through a multiple cases exploratory study. Its goal is to identify the alignment between business objectives and the objectives of information system promoted by building companies in the Lajeado (Rio Grande do Sul) city. Trough the use of research protocol based in models found in the literature, the elements set up in each company had been faced amongst themselves and also with that from the literature. As a result of this study, by the convergence of all found elements, it was identified the alignment model adopted by the building companies through the relationship between business and information system objectives and also the performance indicators used by these companies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStrategic alignementen
dc.subjectAlinhamento estratégicopt_BR
dc.subjectIndicadores de desempenhopt_BR
dc.subjectBuilding siteen
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectPerformance indicatorsen
dc.subjectSistemas de informação : Administraçãopt_BR
dc.subjectBusiness objectivesen
dc.titleAlinhamento entre os objetivos de negócio e os objetivos de sistemas de informação : estudos de caso em construtoras de Lajeado (Rio Grande do Sul)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000567727pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples