Repositório Digital

A- A A+

O processo de escolha da formação inicial em educação física : um estudo com alunos da UFRGS

.

O processo de escolha da formação inicial em educação física : um estudo com alunos da UFRGS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O processo de escolha da formação inicial em educação física : um estudo com alunos da UFRGS
Autor Melo, Miguel Cerva
Orientador Bossle, Fabiano
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Formação docente
Professor : Formação
Resumo Talvez haja um número significativo de pessoas formadas em cursos de licenciatura que optam por não trabalhar dentro de uma escola. Esse fato se deve em muito pela grande desvalorização da profissão docente, dois fatos que podem evidenciar essa desvalorização são os salários e condições inadequadas de trabalho desses profissionais. Pensando nessas questões e na facilidade que os professores têm de atuar fora da escola com mesmo público alvo através da formação no bacharelado, surge uma pergunta: por que, então, mesmo com um quadro que revela precarização, há escolha por ser professor de educação física? Para tanto meu problema de pesquisa foi formulado da seguinte maneira: como estudantes do curso de Educação Física da ESEF da UFRGS entendem o processo de escolha pela formação inicial em educação física e a atuação profissional em escolas? Para interpretar esse problema de pesquisa o instrumento de coleta das informações utilizada foi a entrevista do tipo semiestruturada. A pesquisa foi realizada com 6 estudantes do primeiro semestre de Educação Física da UFRGS que manifestaram o desejo de atuar em escolas após o término de sua graduação. A partir da análise dessas entrevistas pude perceber que esses estudantes foram influenciados por suas práticas corporais desde a escola e pela relação que estabeleciam com seus professores. Cada um tem um motivo particular para essa escolha, sendo assim, distinto entre os entrevistados. Parece não haver um motivo especial para ser professor de Educação Física escolar, parece mais uma soma entre os motivos que levam uma pessoa a ser professor e os que a levam escolher Educação Física.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/126613
Arquivos Descrição Formato
000973344.pdf (429.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.