Repositório Digital

A- A A+

Relato de experiência de um acadêmico de educação física sobre o estágio curricular em um projeto socioesportivo

.

Relato de experiência de um acadêmico de educação física sobre o estágio curricular em um projeto socioesportivo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Relato de experiência de um acadêmico de educação física sobre o estágio curricular em um projeto socioesportivo
Autor Bach, Sérgio Rafael Camejo
Orientador Balbinotti, Carlos Adelar Abaide
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Assunto Inclusão social
Projetos sociais
Resumo Este trabalho tem como objetivo descrever a trajetória de intervenção, os desafios e dificuldades enfrentadas durante a experiência do estágio curricular do curso de Bacharelado em Educação Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e compreender de que forma a participação de crianças no contexto de um projeto socioesportivo pode refletir nos seus processos de educação e socialização. Para tanto, a metodologia empregada foi descritiva, reflexiva e analítica. Consiste em um relato de experiência, resultado de reflexão que integra a construção teórica e as experiências vivenciadas ao longo do curso. Como forma de registro das atividades propostas, comentários e reflexões, foi utilizado o diário de campo. O local de atuação do estágio foi o Projeto Quero-Quero que é um programa inclusivo de educação através do esporte e conta com uma parceria com o Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte. Ocorreu no período compreendido entre setembro e dezembro de 2014. Foi constatado que os fatores que dificultaram a participação de crianças no Projeto Quero-Quero foram: o clima - quente ou chuvoso; violência através de conflitos na vila e falta de segurança; e outras atividades que coincidiram com os dias e horários do Projeto. Em relação as mudanças de atitudes pode-se considerar que as mudanças observadas foram positivas, revelando que o processo ocorre na interação e no diálogo através de diferentes contextos, considerando que as crianças são os agentes ativos de seus próprios processos de socialização.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/126615
Arquivos Descrição Formato
000973350.pdf (424.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.