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Estratégias das academias de bairro da zona sul de Porto Alegre para fidelizar seus alunos-clientes

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Estratégias das academias de bairro da zona sul de Porto Alegre para fidelizar seus alunos-clientes

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Título Estratégias das academias de bairro da zona sul de Porto Alegre para fidelizar seus alunos-clientes
Autor Souza, Luiz Ricardo Castro de
Orientador Myskiw, Mauro
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Assunto Academia
Gestão
[en] Gym
[en] Management
[en] Marketing
[en] Relationship
Resumo Ao longo das últimas décadas, o universo das academias tem sido pensado não apenas como um espaço de atividades/exercícios, mas, além disso, como um empreendimento de negócios, que requere dos seus dirigentes conhecimentos e competências de gestão. Nesse contexto, esta pesquisa teve o propósito de analisar as estratégias desenvolvidas pelas academias consideradas de bairro localizadas na Zona Sul de Porto Alegre para manter e nutrir relacionamentos duradouros e lucrativos com seus alunos-clientes. A investigação foi de caráter exploratório, abordando as questões de forma qualitativa, interessada principalmente nos sentidos das práticas que consolidam as estratégias das academias na manutenção dos clientes. Foram entrevistas semiestruturadas com 10 gestores de academias consideradas de bairro, localizadas na Zona Sul de Porto Alegre. O conteúdo dessas entrevistas foi analisado em relação a cada um dos objetivos operacionais do trabalho (Perfil da academia/gestor; Estratégias de atendimento aos clientes; Estratégias de infraestrutura; Estratégias de promoções; Estratégias de clima organizacional). Ao final foi possível concluir que existe uma preocupação com fidelização dos alunos, mas que a maioria dos entrevistados não tem um projeto deliberado e consistente para manutenção dos alunos/clientes por um longo período, mas considerando a ênfase e a recorrência das informações apresentadas foi possível perceber e concluir que há uma preocupação mais forte com eixo estratégico no que tange ao atendimento, pois eles foram unânimes em destacar de forma muito clara sua preocupação com a prestação de um serviço de qualidade a fim de fidelizar seu aluno.
Abstract Over past decades the universe of the gyms have been thought not only as a place for activities/exercises, but beyond that, as a business enterprise that requires knowledge and management competences from managers. In this context, the research had the propose of analysing the estrategies developed to keep and nourish long-lasting and profitable relationships with custumors in the chosen gyms located in the South zone in Porto Alegre. The research was an exploratory study that depicted the questions in a qualitative way and it was interested in the practices that consolidate the strategies of gyms in maintaining customers. Semi-structured interviews were conducted with 10 chosen gyms managers around neighborhood, located in the south of Porto Alegre. The content of these interviews was analyzed in relation to each of the operational objectives of the study (Profile gym / manager; Assistance strategies to customers, infrastructure strategies; promotion strategies; organizational climate strategies). At the end, it was concluded that there is a concern about the loyalty of students, but most of the surveyed do not have a deliberate and consistent project for maintenance of the students / clients for a long period. Considering the emphasis and the recurrence of the information presented it was possible to notice and conclude that there is a stronger concern about the strategic axis according to the service, because they were unanimously in point out, clearly, their concern of providing a quality servisse and gain the cliente fidelity.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/126618
Arquivos Descrição Formato
000973270.pdf (308.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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