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Fundamentos de física quântica na formação de professores : uma análise de interações discursivas em atividades centradas no uso de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder

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Fundamentos de física quântica na formação de professores : uma análise de interações discursivas em atividades centradas no uso de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder

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Título Fundamentos de física quântica na formação de professores : uma análise de interações discursivas em atividades centradas no uso de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
Autor Pereira, Alexsandro Pereira de
Orientador Ostermann, Fernanda
Co-orientador Ricci, Trieste dos Santos Freire
Data 2008
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física.
Assunto Análise do discurso
Física quântica
Formação de professores
Interferômetros de Mach-Zehnder
[en] Discursive analysis
[en] Quantum physics
[en] Teacher’s preparation
[en] Virtual mach-zehnder interferometer
Resumo Neste trabalho apresentamos uma investigação sobre o ensino de física quântica na formação inicial de professores. Essa pesquisa foi desenvolvida junto a uma disciplina da sétima etapa do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, durante o segundo semestre de 2007, através de uma atividade de ensino centrada na exploração de um software que simula o interferômetro de Mach-Zehnder. Inspirados nos trabalhos de Müller e Wiesner (2002) e Pessoa Jr. (2005), utilizamos o conceito de dualidade onda-partícula como o eixo central das discussões em sala de aula. O objetivo desse estudo consiste em analisar as tensões nos enunciados de estudantes, à luz do referencial sociocultural, e avaliar em que medida os enunciados dos estudantes se articulam à internalização de conceitos de física quântica no uso de instrumentos semióticos. Os resultados mostraram que as ações mediadas pelo uso do interferômetro virtual de Mach-Zehnder, como ferramenta cultural, auxiliaram os processos de compreensão, por parte dos alunos, viabilizando a negociação de significados em sala de aula que são aceitos e compartilhados pela comunidade científica.
Abstract In this paper, we present a research of quantum physics teaching in the context of a teachers preparation course. This investigation has been developed in a seventh level discipline of a Bachelor Degree Course in Physics Education, in the Federal University of Rio Grande do Sul, during the second semester of 2006, through a didatical activity based on the use of a computer program that simulate the Mach-Zehnder interferometer. Ispired by Müller and Wiesner (2002) and Pessoa Jr. (2005), we used the concept of wave-particle duality as the central espect of discussions in the classroom. The aim of the present study was to analyze the student’s utterences, in the light of sociocultural theories, and to investigate how the speech of the studants articulates it self to the internalization of quantum physics concepts, in the use of semiotics instruments. The results showed that the actions mediated by the use of virtual Mach-Zehnder interferometer, as a cultural tool, supported the comprehendig process in studants, feasing the negotiation of meanings that are accepted and shared in scientific community.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/12663
Arquivos Descrição Formato
000631479.pdf (1.109Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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