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A emersão da interdisciplinaridade no ensino médio politécnico : relações que se estabelecem de forma colaborativa na qualificação dos processos de ensino e aprendizagem à luz das tecnologias de informação e comunicação

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A emersão da interdisciplinaridade no ensino médio politécnico : relações que se estabelecem de forma colaborativa na qualificação dos processos de ensino e aprendizagem à luz das tecnologias de informação e comunicação

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Título A emersão da interdisciplinaridade no ensino médio politécnico : relações que se estabelecem de forma colaborativa na qualificação dos processos de ensino e aprendizagem à luz das tecnologias de informação e comunicação
Autor Bedin, Everton
Orientador Del Pino, Jose Claudio
Data 2015
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Assunto Currículo
Ensino de ciências
Ensino médio
Interdisciplinaridade
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Collaborative activity
[en] Information and communication technology
[en] Polytechnic high school
[en] Teaching and learning processes
Resumo A presente tese constitui-se em uma pesquisa de natureza netnográfica, considerando-se uma ramificação de um estudo de caso de cunho etnográficoqualitativo, já que utilizaram-se os meios social e virtual para a coleta de dados. A pesquisa contou com a participação dos estudantes dos segundos anos do Ensino Médio Politécnico e dos professores que trabalhavam nas diferentes disciplinas que compuseram o currículo para o referido ano, durante os anos de 2013 e 2014, em uma escola estadual do município de Ibiraiaras, norte do estado do Rio Grande do Sul (Brasil). A pesquisa apresentou como objetivo geral a ação de investigar e refletir de que maneira as relações que se estabelecem de forma colaborativa na qualificação dos processos de ensino e aprendizagem à luz das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) favorecem a emersão da interdisciplinaridade no Ensino Médio Politécnico. A tese está organizada em artigos, os quais se encontram ramificados por semelhança e afinidade de pesquisa, considerando as ramificações desta modalidade e o uso das tecnologias. Assim, na etapa de coleta de dados, utilizou-se ferramentas variadas, tais como: diálogo discente virtual, escala de Likert, memórias de aula, questionário virtual, questionário impresso, observação, análise documental e interação professor-estudante. Estes dados coletados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa, utilizando-se para estes processos a Análise Textual Discursiva, matrizes e softwares como UCINET e WORDLE. Dentre várias observações realizadas no fim da pesquisa, pode-se averiguar que os estudantes, por meio da pesquisa sócio-antropológica, estão tendo oportunidade de participar da escolha e elaboração do currículo escolar, participando ativamente dos processos de ensino e aprendizagem. Além do mais, pode-se constatar que os estudantes compreendem a necessidade do trabalho docente estar pautado no uso das redes sociais e a necessidade de compromisso e dedicação por parte dos mesmos frente ao trabalho docente vinculado às TICs. Quanto aos processos avaliativos, aponta-se como alternativa o processo de avaliação emancipatória e formativa para o trabalho pedagógico em prol da construção ética e sociocultural dos sujeitos, além de sugerir às escolas e, especialmente, aos professores a consideração, participação e valorização do estudante no processo avaliativo, empregando vários instrumentos, técnicas e métodos para avalia-los em todas as suas vertentes. No fim, pode-se perceber que os professores desenvolvem trabalhos avaliativos que se configuram de forma emancipatória e formativa, pois compreendem a importância destes trabalhos para os processos de ensino e aprendizagem; à efetivação de cognição de saberes significativos; à ressignificações de conhecimento e, dentre outras ações, à evolução pessoal e social do educando. Outrora, a iniciativa deste trabalho aponta para atividades que indicam a superação na fragmentação do processo avaliativo, na relação professor-estudante e, dentre outros aparatos, na formação da identidade docente e discente, fazendo com que as práticas avaliativas voltem-se para um porto seguro, tradicionalmente conservado na qualificação e maximização dos processos de ensino e aprendizagem. Não obstante, ainda aponta iniciativa e estímulo aos docentes para buscarem a qualificação e a atualização dos processos ensino e aprendizagem via uso das redes sociais.
Abstract This thesis constitutes on a netnografic nature of research, considering a branch from a case study of ethnographic and qualitative nature, since the study used the social and virtual means for the data collection. The research involved the participation of students of the second year of the Polytechnic School and teachers working in different disciplineswhich composed the curriculum for that year, during the years 2013 and 2014, in a state school in the city of Ibiraiaras, north of Rio Grande do Sul state (Brazil). The research showed as its general objective the action to investigate and reflect how the relationships established collaboratively in the qualification of teaching and learning processes in the light of Information and Communication Technologies (ICTs) favor the emersion of interdisciplinarity in Polytechnic High School. The thesis is organized into articles, which are branched by similarity and research affinity, considering the ramifications of this modality and the use of technology. Thus, in the data collection stage, we used various tools such as: virtual student dialogue, Likert scale, class memories, virtual questionnaire, printed questionnaire, observation and, document analysis and teacher-student interaction. These data were analyzed qualitatively and quantitatively, using these processes to the Textual Analysis Discourse, matrix and software as UCINET and WORDLE. Among several observations made at the end of the study, we determined that students, through the socio-anthropological research, are given the opportunity to participate in the choice and preparation of the school curriculum, participating actively in the teaching and learning processes. Moreover, it can be seen that students understand the need of the teaching work be guided in the use of social networks and the need for commitment and dedication by the same front to teaching linked to ICTs. As for the evaluative processes, alternative as it is pointed out the process of emancipation and formative assessment to the pedagogical work towards ethical and sociocultural construction of subjects, and suggest to schools and especially, teachers the consideration, participation and appreciation of students in the evaluation process, using various tools, techniques and methods to evaluate them in all its aspects. In the end, can be perceived that teachers develop evaluative studies that are configured in emancipatory, and formative way, for they understand the importance of this work to the teaching and learning processes; the effectiveness of cognition of significant knowledge; the reinterpretation of knowledge and, among other actions, personal and social development of the student. Once the initiative of this study points to activities that indicate overcoming the fragmentation of the evaluation process the teacher-student relationship and, among other devices the formation of teacher identity and students, making assessment practices to turn to port insurance, traditionally kept in qualifying and maximizing teaching and learning processes.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/126836
Arquivos Descrição Formato
000973654.pdf (15.62Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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