Repositório Digital

A- A A+

Ciclos parasitários animados: Toxoplasma 1a parte.

.

Ciclos parasitários animados: Toxoplasma 1a parte.

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ciclos parasitários animados: Toxoplasma 1a parte.
Autor Stobbe, Neusa Saltiél
Kanan, João Henrique Correa
Silva, Carlos Eugênio
Outras contribuições Canto, Sílvia do
Papageorgiou, Rafael Mônaco
Souza, Carlos Mateus da Silva
Data 2010-12
Faixa etária 14 - 18
18 - 24
24 - 35
35 - 60
Acima de 60
Nível de ensino Educação Continuada ou Extensão
Educação Profissional
Educação Superior - Graduação
Educação Superior - Pós-Graduação
Ensino Médio
Tipo de usuário Aluno
Professor
Tutor/Monitor
Assunto Animação
Objeto de aprendizagem
Parasitologia
Protozoário
Toxoplasmose
Resumo O objeto é uma animação sobre o ciclo evolutivo de Toxoplasma gondii, apresentando a contaminação e evolução parasito no meio ambiente, assim como o início da infecção de um hospedeiro intermediário. Ilustra as transformações do parasito, permitindo que o usuário tenha noção do conjunto das interações entre hospedeiros, parasito e ambiente.
Orientações
de uso
Esta animação necessita de acesso à internet e o plugin Flash Player instalado no navegador. Apresenta botões para iniciar, pausar, avançar e voltar, sempre que o usuário achar necessário usá-las. Este objeto , que integra o conjunto de objetos de aprendizagem (animações, jogos e páginas de hipertexto) desenvolvidos pelo setor de Parasitologia/ICBS/UFRGS, tem o objetivo de auxiliar o usuário a compreender a complexidade biológica da toxoplasmose. O docente pode utilizar a animação para ilustrar e complementar material didático próprio, para promover a interdisciplinaridade de conteúdos ou para incentivar discussão sobre o tema, tanto em atividades presenciais quanto em atividades à distância. Por exemplo, o professor pode propor que seus alunos discutam mecanismos de controle e prevenção da doença, aplicáveis ao meio ambiente, pode solicitar que os alunos busquem relatos de casos clínicos para discutir sintomatologia e tratamento, ou ainda estudar a epidemiologia e dispersão desta parasitose no Brasil e no mundo.
Instruções de instalação Esta animação necessita de acesso à internet e o plugin Flash Player instalado no navegador. HTM/HTML Estes são os arquivos que definem a estrutura da aparência. Use qualquer navegador para acessá-los. Use qualquer editor de texto para editá-los. SWF Estes são arquivos gerados pelo Adobe Flash a partir de arquivos .fla, mas que não podem ser editados. Para acessá-los, vocês precisa ter o plugin shockwave instalado para o seu navegador.
Requisitos tecnológicos Animação (Flash): Você precisa ter uma conexão com a internet e o plugin ShockWave instalado em seu computador. Hipertexto (site): Para acessar o hipertexto online, você precisa estar conectado à internet. Para ver o hipertexto offline, você precisa de um navegador (por exemplo, Google Chrome, Mozilla Firefox ou Internet Explorer). Caso o hipertexto possua arquivos em outros formatos além de css, html e js, pode ser necessária a instalação de programas adicionais. Consulte o arquivo com as instruções de instalação para maiores detalhes.
Tipo material Animação
Nível de granularidade Agregação de nível 1
Tipo Objeto de aprendizagem
Demonstração do recurso Web https://lume-re-demonstracao.ufrgs.br/toxoplasmp1/CicloToxoplasmaUltimaVersao.swf
URI http://hdl.handle.net/10183/126999

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.