Ciclos parasitários animados: Toxoplasma 1a parte.
dc.contributor.author | Stobbe, Neusa Saltiél | |
dc.contributor.author | Kanan, João Henrique Correa | |
dc.contributor.author | Silva, Carlos Eugênio | |
dc.contributor.other | Papageorgiou, Rafael Mônaco | |
dc.contributor.other | Souza, Carlos Mateus da Silva | |
dc.contributor.other | Canto, Sílvia do | |
dc.date.accessioned | 2015-09-18T18:25:03Z | |
dc.date.available | 2015-09-18T18:25:03Z | |
dc.date.issued | 2010-12 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/126999 | |
dc.description.abstract | O objeto é uma animação sobre o ciclo evolutivo de Toxoplasma gondii, apresentando a contaminação e evolução parasito no meio ambiente, assim como o início da infecção de um hospedeiro intermediário. Ilustra as transformações do parasito, permitindo que o usuário tenha noção do conjunto das interações entre hospedeiros, parasito e ambiente. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/zip | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.requires | Animação (Flash): Você precisa ter uma conexão com a internet e o plugin ShockWave instalado em seu computador. Hipertexto (site): Para acessar o hipertexto online, você precisa estar conectado à internet. Para ver o hipertexto offline, você precisa de um navegador (por exemplo, Google Chrome, Mozilla Firefox ou Internet Explorer). Caso o hipertexto possua arquivos em outros formatos além de css, html e js, pode ser necessária a instalação de programas adicionais. Consulte o arquivo com as instruções de instalação para maiores detalhes. | pt_BR |
dc.relation.uri | https://lume-re-demonstracao.ufrgs.br/toxoplasmp1/CicloToxoplasmaUltimaVersao.swf | pt_BR |
dc.rights | Restricted Access (by-nc-nd) | pt_BR |
dc.subject | Toxoplasmose | pt_BR |
dc.subject | Animação | pt_BR |
dc.subject | Objeto de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Parasitologia | pt_BR |
dc.subject | Protozoário | pt_BR |
dc.title | Ciclos parasitários animados: Toxoplasma 1a parte. | pt_BR |
dc.title.alternative | Ciclo evolutivo de Toxoplasma gondii: ambiente X infecção | pt_BR |
dc.type | Recurso educacional | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências agrárias | pt_BR |
dc.format.duration | 4 min 30 s. | pt_BR |
dc.audience.age | 14 - 18 | pt_BR |
dc.audience.age | 18 - 24 | pt_BR |
dc.audience.age | 24 - 35 | pt_BR |
dc.audience.age | 35 - 60 | pt_BR |
dc.audience.age | Acima de 60 | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Ensino Médio | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Educação Profissional | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Educação Superior - Graduação | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Educação Superior - Pós-Graduação | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Educação Continuada ou Extensão | pt_BR |
dc.audience.intendedEndUserRole | Aluno | pt_BR |
dc.audience.intendedEndUserRole | Professor | pt_BR |
dc.audience.intendedEndUserRole | Tutor/Monitor | pt_BR |
dc.description.installationRemarks | Esta animação necessita de acesso à internet e o plugin Flash Player instalado no navegador. HTM/HTML Estes são os arquivos que definem a estrutura da aparência. Use qualquer navegador para acessá-los. Use qualquer editor de texto para editá-los. SWF Estes são arquivos gerados pelo Adobe Flash a partir de arquivos .fla, mas que não podem ser editados. Para acessá-los, vocês precisa ter o plugin shockwave instalado para o seu navegador. | pt_BR |
dc.description.learningType | Animação | pt_BR |
dc.description.usage | Esta animação necessita de acesso à internet e o plugin Flash Player instalado no navegador. Apresenta botões para iniciar, pausar, avançar e voltar, sempre que o usuário achar necessário usá-las. Este objeto , que integra o conjunto de objetos de aprendizagem (animações, jogos e páginas de hipertexto) desenvolvidos pelo setor de Parasitologia/ICBS/UFRGS, tem o objetivo de auxiliar o usuário a compreender a complexidade biológica da toxoplasmose. O docente pode utilizar a animação para ilustrar e complementar material didático próprio, para promover a interdisciplinaridade de conteúdos ou para incentivar discussão sobre o tema, tanto em atividades presenciais quanto em atividades à distância. Por exemplo, o professor pode propor que seus alunos discutam mecanismos de controle e prevenção da doença, aplicáveis ao meio ambiente, pode solicitar que os alunos busquem relatos de casos clínicos para discutir sintomatologia e tratamento, ou ainda estudar a epidemiologia e dispersão desta parasitose no Brasil e no mundo. | pt_BR |
dc.description.version | Primeira edição. | pt_BR |
dc.type.aggregationLevel | Agregação de nível 1 | pt_BR |
dc.type.interactivityLevel | Baixo | pt_BR |
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