Repositório Digital

A- A A+

Educação e construção de conhecimento : uma experiência no Curso de Graduação em Administração

.

Educação e construção de conhecimento : uma experiência no Curso de Graduação em Administração

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Educação e construção de conhecimento : uma experiência no Curso de Graduação em Administração
Autor Basso, Barbara Lorenzoni
Orientador Nascimento, Luis Felipe Machado do
Data 2015
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Aprendizagem : Administracao
Curso de graduação
[en] Administration
[en] Classroom
[en] Constructivism
[en] Education
[en] Knowledge construction
Resumo Este trabalho descreve a experiência realizada em turmas de graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em um projeto de extensão que surgiu a partir da análise da primeira fase da experiência, com as turmas de graduação. Motivados pela necessidade de mudanças no atual formato das aulas que temos em nossas universidades, propusemos uma pesquisa ação participante, realizando as aulas em um formato diferenciado, onde seguimos os princípios do construtivismo de Piaget e Paulo Freire, tendo os alunos como protagonistas de seu aprendizado e promovendo a construção de conhecimento em sala de aula. Também desenvolvemos um projeto de extensão onde propusemos um formato diferenciado, transformando as relações entre professor e aluno e entre alunos de modo a possibilitar a construção conjunta do conhecimento em administração. Como resultado, acreditamos que nossa pesquisa possa inspirar novas ações em diversas salas de aula e em diversas universidades, contribuindo para uma mudança positiva na educação universitária em nosso país.
Abstract This thesis describes an experience within groups of undergraduate students in the Federal University of Rio Grande do Sul, Business Administration course. It also describes the experience of an extension program that emerged from the analysis of the first phase of the experience. Inspired by the need of change in the current format of classes that we see in our universities, we proposed a participatory action research, having classes in a different format. We have followed the principles of Piaget and Paulo Freire’s constructivism, having the students as protagonists of their learning and promoting the knowledge construction in the classroom. We have also developed an extension project at the university, proposing a differentiated format which transformed the interactions between students and students-professors in a way that made it possible to construct knowledge together. As a result, we believe that our study can inspire new similar actions in several classrooms and universities, contributing to a positive change in the tertiary education in our country.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/127184
Arquivos Descrição Formato
000971783.pdf (1.417Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.