Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAntunes, Elaine di Diegopt_BR
dc.contributor.authorEckert, Alexpt_BR
dc.date.accessioned2008-05-06T04:11:15Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/12718pt_BR
dc.description.abstractAs empresas de serviços contábeis são caracterizadas por empregarem pessoas que não precisam ter experiência na área, pois o treinamento pode ser realizado no próprio ambiente de trabalho. Embora recebam baixos salários, a oferta de mão-deobra é ampla devido ao fato de os estudantes de contabilidade terem esta oportunidade como meio de adquirir experiência para o desempenho de suas atividades futuras, complementando a parte teórica adquirida em sala de aula. Diante disso, o contexto que se apresenta para estes profissionais pode ser favorável a um comprometimento maior com a profissão/carreira do que com a organização em que atua. Assim, o presente estudo tem como propósito principal identificar e analisar as características sócio-profissionais dos empregados das empresas de serviços contábeis e relacioná-las aos focos do comprometimento (profissão/carreira e organização), bem como às dimensões do comprometimento organizacional (afetivo, instrumental e normativo). Para alcançar os objetivos propostos, foram aplicados 333 questionários a empregados de empresas de serviços contábeis em Caxias do Sul. Para verificar o foco do comprometimento, foram formuladas questões com base nos estudos de Bastos (1993; 2000). As questões relativas às dimensões do comprometimento organizacional foram baseadas nos estudos de Meyer e Allen (1991; 1997). Os resultados encontrados apontam para um duplo comprometimento, tanto com a profissão/carreira quanto com a organização, embora as médias do primeiro sejam um pouco superiores às do segundo. No que diz respeito às dimensões do comprometimento organizacional, foram encontradas evidências de um forte comprometimento afetivo em relação à organização.pt_BR
dc.description.abstractCompanies of Accounting services are characterized by the employment of people who do not have experience in the area. Therefore the training is carried out in the work environment itself. Although they receive low wages, the offer of workers is bulky due to the fact that many Accounting students see it as an opportunity to acquire experience to perform their future activities as well as complementing their theoretical knowledge obtained in the classroom. Considering this context presented to the professionals, the situation can be more favorable to a greater commitment to the profession/career rather than to the employing organization. Thus this study has the main purpose of identifying and analyzing the social and professional characteristics of the employees of Accounting services in relation to the focal points of commitment (profession/career and organization), as well as the dimensions of the organizational commitment (affective, continuance and normative). In order to reach the objectives proposed, 333 questionnaires were given to be answered by the employees of companies of Accounting services in the city of Caxias do Sul to verify the spotlights of the commitment through questions formulated and based on the studies of Bastos (1993; 2000). The questions related to dimensions of the organizational commitment had been based on the studies of Meyer e Allen (1991; 1997). The results found pointed to a double commitment: to profession/career as well as to the organization, although the averages in the first one are a little superior to the ones in the second one. Considering to the dimensions of the organizational commitment, evidences of a strong affective commitment in relation to the organization have been found.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFocal points of the commitmenten
dc.subjectRecursos humanospt_BR
dc.subjectDimensions of the commitmenten
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectEmpresas de contabilidadept_BR
dc.subjectAccounting services companiesen
dc.subjectHuman resources policiesen
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectComprometimento organizacionalpt_BR
dc.subjectCarreira : Trajetória profissionalpt_BR
dc.titleComprometimento com a organização e com a profissão : um estudo multidimensional em empresas de serviços contábeispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000511913pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples