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O ensino da sustentabilidade na formação do nutricionista

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O ensino da sustentabilidade na formação do nutricionista

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Título O ensino da sustentabilidade na formação do nutricionista
Autor Jeronimo, Aline Conceição
Orientador Oliveira, Luciana Dias de
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Curso de Nutrição.
Assunto Desenvolvimento sustentável
Ensino
Nutricionistas
Resumo Introdução: Sustentabilidade é a palavra do momento, se ouve e se lê esse termo constantemente nas mídias, nas organizações, nos produtos da vida cotidiana. Sobre a óptica da nutrição, o desenvolvimento sustentável parece ou deveria parecer algo íntimo do profissional nutricionista afinal, quem trabalha com alimentos deveria ter a consciência de preservar o ambiente aonde os alimentos são cultivados. Objetivo: Investigar a abordagem do tema sustentabilidade nos currículos dos cursos de Nutrição no Brasil. Metodologia: Estudo descritivo com análise dos currículos dos cursos de nutrição de Instituições de Ensino Superior (IES) participantes do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE) no ano de 2010, que obtiveram conceitos 4 e 5. Um questionário online foi encaminhado para as coordenações dos cursos de Nutrição destas IES selecionadas. Resultados e discussão: Entre as 42 matrizes curriculares analisadas, apenas 32, 5% constavam temas relacionados à sustentabilidade, ecologia, ambiente ou ecossistema. Das 8 IES que responderam o questionário 87,5% possuem o tema sustentabilidade no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), mesmo percentual de instituições que se preocupam em abordar o tema durante a graduação. Todas as IES consideram a sustentabilidade como um assunto que tenha relação com a nutrição e ser um tema importante para a formação do nutricionista. 75% concordam com a inclusão do conteúdo como essencial nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), mesmo índice de instituições em que há procura dos alunos por disciplinas com esse conteúdo. Em 62,5% das instituições há promoção de ações sustentáveis para os alunos e todas consideram que seus egressos estão aptos a lidar com questões referentes à sustentabilidade. Embora o assunto sustentabilidade não faça parte dos conteúdos essenciais das DCN dos cursos de Nutrição, percebe-se um esforço por parte das IES em incluir o tema em seus projetos pedagógicos e aborda-lo direta ou indiretamente durante a graduação. Conclusão: Poucos foram os cursos de nutrição que contemplam em suas matrizes curriculares disciplinas voltadas às questões ambientais, porém percebe-se um esforço das instituições em abordar o tema durante a graduação.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/127240
Arquivos Descrição Formato
000973552.pdf (438.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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