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dc.contributor.advisorOliveira, Luciana Dias dept_BR
dc.contributor.authorJeronimo, Aline Conceiçãopt_BR
dc.date.accessioned2015-09-29T10:53:59Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/127240pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Sustentabilidade é a palavra do momento, se ouve e se lê esse termo constantemente nas mídias, nas organizações, nos produtos da vida cotidiana. Sobre a óptica da nutrição, o desenvolvimento sustentável parece ou deveria parecer algo íntimo do profissional nutricionista afinal, quem trabalha com alimentos deveria ter a consciência de preservar o ambiente aonde os alimentos são cultivados. Objetivo: Investigar a abordagem do tema sustentabilidade nos currículos dos cursos de Nutrição no Brasil. Metodologia: Estudo descritivo com análise dos currículos dos cursos de nutrição de Instituições de Ensino Superior (IES) participantes do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE) no ano de 2010, que obtiveram conceitos 4 e 5. Um questionário online foi encaminhado para as coordenações dos cursos de Nutrição destas IES selecionadas. Resultados e discussão: Entre as 42 matrizes curriculares analisadas, apenas 32, 5% constavam temas relacionados à sustentabilidade, ecologia, ambiente ou ecossistema. Das 8 IES que responderam o questionário 87,5% possuem o tema sustentabilidade no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), mesmo percentual de instituições que se preocupam em abordar o tema durante a graduação. Todas as IES consideram a sustentabilidade como um assunto que tenha relação com a nutrição e ser um tema importante para a formação do nutricionista. 75% concordam com a inclusão do conteúdo como essencial nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), mesmo índice de instituições em que há procura dos alunos por disciplinas com esse conteúdo. Em 62,5% das instituições há promoção de ações sustentáveis para os alunos e todas consideram que seus egressos estão aptos a lidar com questões referentes à sustentabilidade. Embora o assunto sustentabilidade não faça parte dos conteúdos essenciais das DCN dos cursos de Nutrição, percebe-se um esforço por parte das IES em incluir o tema em seus projetos pedagógicos e aborda-lo direta ou indiretamente durante a graduação. Conclusão: Poucos foram os cursos de nutrição que contemplam em suas matrizes curriculares disciplinas voltadas às questões ambientais, porém percebe-se um esforço das instituições em abordar o tema durante a graduação.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectNutricionistaspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleO ensino da sustentabilidade na formação do nutricionistapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000973552pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationNutriçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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