Repositório Digital

A- A A+

Clientela em dividendos no mercado acionário brasileiro para o período de 2001 - 2013

.

Clientela em dividendos no mercado acionário brasileiro para o período de 2001 - 2013

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Clientela em dividendos no mercado acionário brasileiro para o período de 2001 - 2013
Autor Albarracín Gomez, Gladys Helena
Orientador Perlin, Marcelo Scherer
Data 2015
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Efeito clientela
Mercado de ações
[en] Clientele effect
[en] Dividend
Resumo Ao quantificar a mudança no preço da ação após o pagamento de dividendos, levando em conta as mudanças na legislação fiscal, a pesquisa busca contribuir com um estudo do efeito clientela, evidenciando como o mercado avalia o pagamento de dividendos. Para tanto, foram analisados importantes companhias abertas que anunciaram o pagamento de dividendos durante o período de 2001 a 2013, cujo banco de dados estava disponível na Economática® (2014), através da aplicação do modelo de Elton e Gruber (1970). Os resultados do estudo sinalizam que no mercado brasileiro para o período de análises, os postulados do efeito clientela não conseguiram explicar a formação dos preços das ações pagadoras de dividendos, principalmente pela baixa influência dos aspectos tributários. Além disso, os resultados confirmaram a inexistência do efeito clientela sobre dividendos no mercado acionário brasileiro e contribuíram às evidências já existentes.
Abstract By quantifying the change in share price after the dividend payment, taking into account changes to tax legislation, the research seeks to contribute to the study of the clientele effect, showing how the market assesses the payment of dividends. For this, important public companies were analyzed in the period from 2001 to 2013, using data available in Economática® (2014) and applying the Elton e Gruber model (1970). The findings point that, for the Brazilian market for the period of analysis, it is postulated that the clientele effect failed to explain the pricing of paying stock dividends, mainly by the low influence of tax aspects. Overall, the results confirmed the inexistence of the clientele effect on dividends in the Brazilian stock market and contributed to the existing evidence.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/127252
Arquivos Descrição Formato
000971750.pdf (767.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.