Repositório Digital

A- A A+

Conflito de gerações na Superintendência de Pessoas, SERPRO

.

Conflito de gerações na Superintendência de Pessoas, SERPRO

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Conflito de gerações na Superintendência de Pessoas, SERPRO
Autor Passarelli, Raquel Cristina
Orientador De Re, Cesar Augusto Tejera
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública - UNISERPRO.
Assunto Ambiente de trabalho
Conflito de gerações
Gestão de pessoas
Resumo O conhecimento do conflito de gerações no ambiente de trabalho torna-se relevante devido a dinâmica das mudanças na sociedade e seu reflexo nas organizações. Este trabalho tem como objetivo identificar a existência de conflito de gerações na Superintendência de Pessoas, no Serpro. Para a realização deste estudo optou-se por aplicar uma pesquisa quantitativa com a adoção do método “survey”. Em se tratando de seus objetivos, é uma pesquisa descritiva pois pretende descrever o fenômeno estudado, e segundo seu escopo, é um levantamento amostral, pois busca obter dados representativos da população de pesquisa. O instrumento de pesquisa utilizado foi o mesmo de Bastos e Silveira (2012), utilizado anteriormente na empresa. Esse questionário foi estruturado no Google Drive e disponibilizado, via internet, para uma população de 289 empregados, da Superintendência de Pessoas distribuídos em todas as regionais do Serpro e na Sede da empresa. A amostra da pesquisa correspondeu a 153 respondentes. Nesse estudo estão presentes as características comportamentais mais evidentes de cada geração. Os resultados da pesquisa confirmaram a existência de conflito em situações específicas conforme descrito na análise dos dados. Ao final do trabalho apresentam-se propostas de ações para atenuar ou minimizar as fontes dos conflitos e tornar o ambiente de trabalho mais agradável.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/127292
Arquivos Descrição Formato
000969564.pdf (1.068Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.