Repositório Digital

A- A A+

Viabilidade da aplicação de um modelo de carreira em Y no Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO

.

Viabilidade da aplicação de um modelo de carreira em Y no Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Viabilidade da aplicação de um modelo de carreira em Y no Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO
Autor Leite Filho, Geraldo
Orientador Costa, Silvia Generali da
Data 2014
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública - UNISERPRO.
Assunto Carreira profissional
Desenvolvimento profissional
Gestão de pessoas
Serviço público federal
Resumo A captação e a manutenção de talentos são assuntos que preocupam os gestores das empresas públicas brasileiras. Para os que não desenvolveram ou não pretendem desenvolver habilidades de liderança, mas possuem habilidades técnicas valorizadas, o modelo de carreira mais adequado seria a Carreira em Y, que possibilita ao profissional optar por seguir o braço técnico ou o gerencial sem prejuízos a sua carreira. Neste estudo foi analisada a viabilidade de implantação de um modelo de carreira que atenda a estas premissas no âmbito do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda. Esta análise foi realizada por meio de pesquisas bibliográficas, onde se buscou além de um embasamento teórico, obter experiências de outras entidades públicas brasileiras com o tema, por meio de análise documental das normas internas, e também com informações obtidas em uma entrevista realizada com uma empregada do SERPRO que esteve à frente de projetos de revisão das carreiras da empresa durante longos anos. Após as análises, foram identificados aspectos do modelo que não seriam possíveis de se reproduzir no âmbito da administração pública, e similaridades entre a realidade do SERPRO e as propostas de aplicação do modelo de carreira em Y realizadas por outras entidades públicas brasileiras, concluindo que algumas características do modelo poderiam ser implantadas no SERPRO.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/127293
Arquivos Descrição Formato
000969059.pdf (781.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.