Repositório Digital

A- A A+

Como aspectos não técnicos podem influenciar no comportamento da equipe no processo de desenvolvimento de software

.

Como aspectos não técnicos podem influenciar no comportamento da equipe no processo de desenvolvimento de software

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Como aspectos não técnicos podem influenciar no comportamento da equipe no processo de desenvolvimento de software
Autor Costa, Gisele Cavalcante da
Orientador De Re, Cesar Augusto Tejera
Co-orientador Moraes, Rosária Lanziotti
Data 2014
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública - UNISERPRO.
Assunto Equipe de trabalho
Motivação
Relacionamento interpessoal
Resumo Em virtude da crescente demanda por sistemas de computadores que tragam agilidade e simplicidade para o dia a dia, o processo de desenvolvimento de software tornou-se um assunto com particular importância, para as empresas deste segmento. Entregas, prazo, produtividade são temas recorrentes no dia a dia dos gestores de projetos, e esta realidade não é diferente no Serpro. Diante desta realidade, o assunto abordado neste trabalho teve por objetivo identificar se os fatores ditos não-técnicos estão presentes na prática, na atuação tanto dos gestores quanto dos funcionários, no âmbito do Serpro, Superintendência de Desenvolvimento (SUPDE), Departamento de Desenvolvimento do Rio de Janeiro (DERJO). A estratégia utilizada consistiu em pesquisa documental e bibliográfica do que são aspectos não-técnicos e também de pesquisa survey junto ao corpo de funcionários, ocupantes do cargo analista e corpo gerencial, do DERJO. A pesquisa survey, extraída de Freitas(2006), abordou sete grupos motivacionais e em cada grupo buscou identificar o grau de satisfação real e o grau de satisfação idealizado pelas pessoas em cada um dos aspectos motivacionais. De posse de dados tais como, autonomia da equipe e do gerente, ruído excessivo, feedback ausente ou deficiente, foi possível perceber algumas questões indicam que há baixo comprometimento, baixa motivação, necessidade aprimoramento da comunicação, falhas na prática de gerencial, em especial na gestão de pessoas, no âmbito do departamento.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/127294
Arquivos Descrição Formato
000969060.pdf (431.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.