Repositório Digital

A- A A+

Mitigação de dificuldades na implantação de métodos ágeis de desenvolvimento de software no SERPRO

.

Mitigação de dificuldades na implantação de métodos ágeis de desenvolvimento de software no SERPRO

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Mitigação de dificuldades na implantação de métodos ágeis de desenvolvimento de software no SERPRO
Autor Agostinho, Mauro Cabral
Orientador Neumann, Carla Simone Ruppenthal
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública - UNISERPRO.
Assunto Desenvolvimento de software
Serviço público federal
Resumo O desenvolvimento de software vem sendo recentemente orientado ao uso de métodos ágeis como forma de reduzir o ciclo de vida dos projetos e, por conseguinte, acelerar o seu desenvolvimento, através da entrega contínua de produtos que mais agreguem valor ao negócio do cliente. O SERPRO iniciou em 2014 uma política de incentivo à inovação e simplificação de seus processos de trabalho, acarretando, entre outras ações, na implantação do framework Scrum como prioridade para os novos projetos de desenvolvimento de software. Considerando esse cenário de mudanças e a importância deste momento para a manutenção do SERPRO como uma empresa pioneira em soluções de tecnologia da informação na esfera governamental, este trabalho tem como objetivo a proposição de soluções que visem à redução das dificuldades encontradas durante a implantação e a disseminação de métodos ágeis na empresa. Para isso, foi realizado um estudo exploratório no âmbito dessa instituição, através da análise quantitativa e interpretativa de dados coletados por um questionário dirigido aos integrantes das equipes dos projetos piloto em métodos ágeis do SERPRO, visando à identificação das principais dificuldades enfrentadas por essas equipes. Os problemas identificados referem-se, principalmente, à execução das sprints, ao ambiente de trabalho, ao refino do backlog, às reuniões diárias e à infraestrutura de apoio. Para esses, foram analisadas as possíveis causas e apontadas soluções de mitigação, tendo como insumo a cultura elementar da empresa. Acredita-se que esta iniciativa possa antecipar ações e facilitar, assim, a viabilização da implantação dos métodos ágeis no SERPRO e em instituições similares.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/127316
Arquivos Descrição Formato
000969530.pdf (827.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.