Repositório Digital

A- A A+

A gestão de escolas virtuais na Universidade Corporativa do SERPRO

.

A gestão de escolas virtuais na Universidade Corporativa do SERPRO

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A gestão de escolas virtuais na Universidade Corporativa do SERPRO
Autor França, Patrícia Lopes Ferreira
Orientador Azevêdo, Ariston
Data 2014
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública - UNISERPRO.
Assunto Educação a distância (EaD)
Gestão de sistemas
Resumo Este trabalho de conclusão de curso, apresentado ao Curso de Especialização em Gestão Pública da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, teve como objetivo geral investigar como está posto o nível de atualização do subprocesso de Gestão de Escolas Virtuais da Universidade Corporativa do Serpro, com vistas à proposição de uma nova versão do referido subprocesso. Como objetivos específicos, buscou-se identificar, através de revisão de literatura, boas práticas em gestão de sistemas de educação a distância; analisar a atual versão do subprocesso de gestão de escolas virtuais, a fim de se identificar possíveis gargalos; identificar as diretrizes e os pressupostos do Modelo de Gestão de Processos de Negócio do Serpro, de modo a orientar a composição de uma versão do Subprocesso de Gestão de Escolas Virtuais; identificar, por meio de entrevistas internas, as atividades executadas pela equipe de gestão de escolas virtuais da Universidade Corporativa do Serpro; identificar, por meio de entrevistas externas, boas práticas em gestão de escolas virtuais; e, por fim, analisar os componentes estratégicos da Universidade Corporativa do Serpro, a fim de se buscar o alinhamento entre esses componentes e um novo fluxo de atividades proposto para a gestão de escolas virtuais na Universidade Corporativa do Serpro. A análise do Subprocesso de Gestão de Escolas Virtuais da Universidade Corporativa do Serpro, do Modelo de Gestão de Processos de Negócio do Serpro, bem como dos componentes estratégicos da Universidade Corporativa do Serpro, foi feita mediante análise documental. Já para a realização das entrevistas internas e externas, adotou-se entrevista semiestruturada, com roteiros específicos. partir da análise do conjunto de dados, constatou-se que o Subprocesso de Gestão de Escolas Virtuais da Universidade Corporativa do Serpro carece de uma total reestruturação, que poderá ser balizada pelas práticas de gestão de escolas virtuais identificadas na revisão de literatura, entrevistas internas e externas. A pesquisa procura trazer contribuições para que profissionais que atuam na gestão de escolas virtuais possam aprimorar suas práticas e poderem também se sentir motivados a investigar temas diversos que foram recomendados para os trabalhos futuros.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/127317
Arquivos Descrição Formato
000969531.pdf (1.124Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.