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dc.contributor.advisorDe Re, Cesar Augusto Tejerapt_BR
dc.contributor.authorDutra, Maria Franciscapt_BR
dc.date.accessioned2015-10-01T02:37:30Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/127330pt_BR
dc.description.abstractEste estudo foi realizado no Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), uma empresa pública federal, cujo negócio é a prestação de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) para o setor público. O objetivo central foi identificar os estilos gerenciais mais característicos dos comportamentos dos gestores do SERPRO da Sede e da Regional Brasília, de acordo com a percepção dos seus subordinados. O referencial teórico abordou as principais teorias sobre os estilos de liderança, focando a abordagem dos estilos gerenciais identificados por Melo (2004). Para a realização deste estudo optou-se por fazer pesquisa bibliográfica, documental e levantamento de campo (Método Survey). Para a coleta de dados foi utilizada a Escala de Avaliação dos Estilos Gerenciais (EAEG), construída e validada por Melo (2004). Este questionário foi estruturado no Google Drive (docs) e disponibilizado, via internet, para 1.897 empregados lotados na Sede e na Regional Brasília, obtendo-se uma amostra de 448 respondentes. Para a discussão dos resultados foram realizadas análises estatísticas descritivas e análises explicativas com vistas a identificar os fatores que contribuíram para os resultados obtidos. Os resultados da pesquisa demonstraram que o Estilo Situacional é o mais característico dos comportamentos dos gestores do SERPRO da Sede e da Regional Brasília. Esse resultado sugere que os gestores são flexíveis na maneira de lidar com seus subordinados, adaptando seu estilo às exigências do ambiente de trabalho e variando o seu comportamento de acordo com a maturidade e a capacidade de execução das tarefas por parte dos subordinados, dando-lhes autonomia e liberdade de acordo com a experiência e maturidade para assumir responsabilidades. A predominância do Estilo Situacional demonstra aderência ao tipo de negócio do SERPRO – Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) –, que requer uma maior adaptação, dinamismo e flexibilidade do líder às habilidades dos seus subordinados e às necessidades do contexto organizacional, buscando sempre o envolvimento e o comprometimento dos empregados com a visão e os objetivos a serem conquistados. Como sugestão para minimizar os eventuais impactos negativos desse estilo, ressalta-se a necessidade de se observar possíveis dificuldades por parte dos gestores em definir, quantificar e avaliar a maturidade dos seus subordinados e se não há uma possível tendência em pressupor que a maturidade profissional corresponde à maturidade emocional. Nesse sentido, preparar o líder para lidar com todo esse contexto é um grande desafio a ser perseguido pela Empresa.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstilos de liderançapt_BR
dc.subjectServiço público federalpt_BR
dc.titleEstilos de liderança : um estudo no Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) sede e regional Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000969324pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Pública - UNISERPROpt_BR


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