Repositório Digital

A- A A+

A constituição do Serpro como empresa pública, prejudica o cumprimento de sua missão institucional ?

.

A constituição do Serpro como empresa pública, prejudica o cumprimento de sua missão institucional ?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A constituição do Serpro como empresa pública, prejudica o cumprimento de sua missão institucional ?
Autor Vasconcelos, Alexandre Magno de
Orientador Azevêdo, Ariston
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública - UNISERPRO.
Assunto Empresa pública
Gestão pública
Resumo A proposta deste trabalho é destacar a importância das TICs para o funcionamento da máquina pública estatal e em seguida realizar um levantamento das variáveis relacionadas a constituição do SERPRO como empresa pública, que comprometem o seu papel de protagonista na informatização dos processos de negócio do Estado brasileiro. A metodologia usada para a produção do trabalho foi a de um estudo de caso apoiado por pesquisa bibliográfica e documental. Como conclusão, constatou-se que de um lado a administração pública define o SERPRO como o provedor preferencial dos serviços estratégicos de TIC do Governo Federal, mas do outro, ironicamente chega a comprometer a sua sobrevivência pela circunscrição de suas atividades à condição jurídica de empresa estatal, que tem o próprio Estado como cliente. Essa característica implica a exigência da comparação de preços dos seus serviços com os praticados pelo mercado. Tal comparação se percebe como impossível de ser realizada, pois, o cunho estratégico das atividades do SERPRO criam uma condição de singularidade do serviço, o que por sua vez se opõe a possibilidade de comparação de preços. Ainda que essa comparação fosse possível, fica claro que o rito burocrático, necessário ao controle da Administração Pública, onera os seus custos de transação, comprometendo a competitividade dos preços praticados pela empresa.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/127396
Arquivos Descrição Formato
000968804.pdf (321.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.