Repositório Digital

A- A A+

Plataforma Participa.BR : um estudo sobre a participação social na formação das políticas públicas

.

Plataforma Participa.BR : um estudo sobre a participação social na formação das políticas públicas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Plataforma Participa.BR : um estudo sobre a participação social na formação das políticas públicas
Autor Souza, Vanderlei de Menezes
Orientador Faé, Rogério
Data 2014
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública - UNISERPRO.
Assunto Governo eletrônico
Participação social
Políticas públicas
Resumo O presente trabalho tem por objetivo proporcionar melhor visão e compreensão da forma como ocorre a participação da sociedade e sua influência em políticas públicas num ambiente virtual organizado: a plataforma Participa.br. Idealizada pelo Governo Federal e desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), uma empresa pública federal, cujo negócio é a prestação de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) para o setor público, esta foi utilizada como estudo de caso. O referencial teórico abordou as principais teorias sobre políticas públicas, participação social, construção colaborativa, democracia e governo eletrônico, tendo como base os estudos de Barbosa, Getschko e Gatto (2009); Brancher (2013); Cepik, Canabarro e Possamai (2010a); Gomide e Pires (2014); Costa e Carrion (2014); Gomes e Filho (2013); Guidi (2000); Klering e Schroeder (2008); Oliveira (2009); Rua (2009); Saravia (2006); e Silva (2013). Os procedimentos metodológicos utilizados neste estudo referem-se à pesquisa de natureza qualitativa. Para a discussão dos resultados, foram realizadas análises explicativas a partir da observação simples e não participante sobre os registros das discussões na plataforma, assim como, a partir de um questionário, estruturado através do Google Drive (Forms) e encaminhado via internet para os participantes da plataforma, com vistas a identificar os fatores que contribuíram para os resultados obtidos. Através da pesquisa realizada, constatou-se que a plataforma é fundamental para aprofundar a experiência democrática no Brasil e que essa melhoria poderá ocorrer de forma gradativa, entretanto precisa ser mais intensamente usada e suas deliberações devem ser seriamente consideradas nas decisões de governo. Tanto a qualificação da sociedade, quanto dos gestores públicos, são essenciais para a gestão social, através de espaços virtuais de participação, onde as discussões e decisões devem ser conjuntas e transparentes.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/127403
Arquivos Descrição Formato
000969802.pdf (1.920Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.