Repositório Digital

A- A A+

Percepção dos empregados do Departamento de Desenvolvimento da Regional Belém em relação a QVT no SERPRO

.

Percepção dos empregados do Departamento de Desenvolvimento da Regional Belém em relação a QVT no SERPRO

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Percepção dos empregados do Departamento de Desenvolvimento da Regional Belém em relação a QVT no SERPRO
Autor Mata, Ana do Socorro Rosa
Orientador Costa, Silvia Generali da
Data 2014
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública.
Assunto Ambiente de trabalho
Percepção
Qualidade de vida no trabalho
Resumo Este estudo apresenta como os empregados do Departamento de Desenvolvimento de Sistemas da Regional Belém percebem a Qualidade de Vida no Trabalho – QVT no Serviço Federal de Processamento de Dados – SERPRO, com o objetivo de ratificar e aprofundar o Diagnóstico realizado em Setembro de 2013, com todos os trabalhadores da Empresa, identificando os fatores de bem-estar e mal-estar no trabalho, especificamente deste grupo de trabalho. A pesquisa realizada é de caráter quantitativa e descritiva, podendo ser caracterizada também como exploratória, através da aplicação de questionário baseado na Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho – EACT, que coletou informações sobre como o empregado percebe as dimensões: condições do trabalho, organização do trabalho e relações socioprofissionais. O referencial teórico apresenta o tema Mundo do Trabalho e a abordagem preventiva de QVT, contextualizando questões relativas ao trabalho, histórico e evolução sobre as práticas de QVT, bem como, as novas exigências a partir da reestruturação produtiva e as dimensões relativas ao contexto de trabalho. Os resultados possibilitaram identificar os fatores que têm impactado positiva e negativamente na QVT dos trabalhadores deste departamento, apontar as dimensões em que há alerta de melhoria da QVT e sugerir possíveis ações de correção.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/127436
Arquivos Descrição Formato
000968915.pdf (1.655Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.