Repositório Digital

A- A A+

Estudo de caso: a mudança organizacional no SERPRO provocada pela implantação do Método Ágil

.

Estudo de caso: a mudança organizacional no SERPRO provocada pela implantação do Método Ágil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estudo de caso: a mudança organizacional no SERPRO provocada pela implantação do Método Ágil
Autor Silva, Edvanessa Florêncio e
Orientador Faé, Rogério
Data 2014
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública.
Assunto Gestão de projetos
Mudança organizacional
Resumo Nos dias atuais, o mercado tem apresentado demandas com altos níveis de exigências com relação à qualidade do serviço contratado. Apesar do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) prestar serviços aos setores públicos, ele não foge das constantes cobranças de seus clientes para melhoria do serviço, oferecendo maior velocidade nas entregas dos produtos e tempestividade nas ações para correção de falhas. Para atender a estas necessidades, o SERPRO optou por adotar os métodos ágeis em todas as áreas da empresa de modo que possibilite a reformulação dos seus modelos de gestão e ações operacionais entre as áreas do SERPRO, tornando o processo de atendimento mais eficiente e produtivo. Dentre as ações estratégicas adotadas, houve a execução de seis projetos pilotos que utilizaram o scrum como metodologia ágil de gestão. Estes projetos serviram como experimentação para analisar na prática os efeitos da implantação dos métodos ágeis na organização. O objetivo deste trabalho foi analisar como a mudança para o ágil pôde tornar mais eficiente o processo de gestão de desenvolvimento de software no SERPRO dentro do cenário dos projetos piloto. O delineamento da pesquisa se deu através de um estudo de caso, cuja fonte de dados foi uma pesquisa documental na avaliação de satisfação dos clientes do SERPRO e nos meios corporativos de comunicação, que divulgaram os resultados das execuções dos projetos pilotos. A análise realizada buscou identificar as potencialidades dos métodos ágeis no contexto do SERPRO, assim como os seus limites. Como resultado deste estudo temos que, independente dos desafios observados, a utilização do ágil no SERPRO trouxe importantes benefícios, principalmente quanto a um ambiente de trabalho mais produtivo, clientes mais satisfeitos e maior reconhecimento de qualidade dos serviços prestados.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/127444
Arquivos Descrição Formato
000968945.pdf (1.076Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.