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dc.contributor.advisorLuce, Fernando Binspt_BR
dc.contributor.authorCorrêa, Daniel Kroeff de Araujopt_BR
dc.date.accessioned2008-05-08T04:12:06Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/12745pt_BR
dc.description.abstractpresente trabalho tem o objetivo de analisar o desenvolvimento das orientações e escolhas estratégicas, ao longo de dez anos, em empresas brasileiras de performance superior. A partir de uma abordagem longitudinal, de natureza qualitativa, foram analisadas duas empresas em posição de destaque no cenário mercadológico nacional. As empresas estudadas foram o Grupo Gerdau e a Natura Cosméticos S. A. Para acessar as orientações e escolhas estratégicas, optou-se por uma triangulação de fontes primárias e secundárias, que incluiu entrevistas com Diretores, Presidentes e Executivos, análise de relatórios anuais e análise de campanhas publicitárias, pelo período dos dez anos. Os resultados revelam que as orientações estratégicas norteiam o desenvolvimento de estratégias, que possuem um forte componente cultural e que embasam as práticas gerenciais das companhias. As contribuições da tese aqui apresentada incluem a identificação das interações entre as orientações estratégicas desenvolvidas para responder às mudanças no mercado, bem como a indicação de algumas das iniciativas desenvolvidas pelas companhias no sentido de estender suas crenças, valores e competências a seus fornecedores e clientes.Ademais, foi possível observar como evoluem, nas grandes companhias que foram analisadas, as escolhas e caminhos estratégicos, ao longo de um continuum de tempo. Outro importante resultado da pesquisa aqui apresentada foi a identificação do caráter estável e constante da orientação estratégica central de uma dada companhia. Além disto, foi possível identificar os componentes das diferentes orientações estudadas o que fornece insights e auxilia na demarcação dos conceitos para futuros trabalhos que possam ser realizados sobre o tema.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the development of strategic orientations and of strategic choices along a period of ten years, in Brazilian companies which present superior performances. Employing a qualitative longitudinal approach in the present study, were analyzed two different companies which posses a standing out position on national marketing scenery. The studied companies were Grupo Gerdau and Natura Cosméticos S. A. In order to access their strategic orientations and choices, it was made an option for a triangulation technique, which included interviews with some of their directors, presidents and other executives in charge, and the analysis of annual reports and of publicity campaigns made throughout this selected period of ten years. The results of this research gave evidences of the facts that the strategic orientations lead the development of the company strategies, and that they possess a strong cultural component, and that they base the managing practices of the companies. The contributions offered by the here presented thesis include the identification of the main interactions between the strategic orientations developed by the firms to propose an answer to the changes observed in the market, as well as the indication of some of the initiatives which were developed by the companies, aiming to extend their beliefs and values and competences to their suppliers and clients. Additionally, it was possible to observe, in the analyzed companies, how do evolve the strategic choices and the strategic routes, along a continuum of time. Another important result brought out by the same here presented research was the identification of the standing and constant character of the core strategic orientation in a specific company. Moreover, it was also possible to identify the components of the different studied orientations, and this aspect offer important insights and helps on the establishment of concepts and constructs for future works to be made on the same subject.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStrategic orientationsen
dc.subjectMarketing estratégicopt_BR
dc.subjectOrganizational cultureen
dc.subjectEstratégia empresarialpt_BR
dc.subjectCompany performanceen
dc.subjectDesempenho superiorpt_BR
dc.subjectOrientação estratégicapt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.titleEscolhas e caminhos para a construção de desempenho superior : um estudo longitudinal sobre orientações estratégicaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000632018pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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