Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaggio, Sandra Sirangelopt_BR
dc.contributor.authorAlves, Werner Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2008-05-08T04:12:09Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/12754pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo apresentar uma leitura da peça Entertaining Mr. Sloane do dramaturgo inglês Joe Orton, investigando de que formas os artifícios literários são construídos para interromper as representações normativas sobre sexualidade e moralidade. Na obra de Orton, os comportamentos e discursos das personagens ignoram autoridades representativas de instituições que, como a família, trabalham para ratificar a noção de modos sexuais ligados à matrix heterossexual que constrói uma subjetividade configurada na equação essencialista de sexo-gênero-desejo. A investigação encontra suporte na História da Sexualidade, de Michel Foucault, e no conceito de performatividade de Judith Butler, usando a Desconstrução como uma estratégia de leitura. A estética literária nas peças de Joe Orton é alicerçada no anarquismo e na subversão como metáforas para interromper categorias convencionais de sexualidade que procuram controlar as vidas e os comportamentos humanos. Mostrando perversidade sexual pela fusão do que poderia ser ultrajante com o cômico, Joe Orton constrói um estilo único, conhecido como Ortonesco. Apesar de suas peças pertencerem ao território da comédia, são freqüentemente classificadas de acordo com estilos cômicos, ou sub-gêneros. Embora essa classificação seja muitas vezes problemática e não haja consenso entre os críticos em relação às categorias das peças, eu trato Entertaining Mr. Sloane como comédia de costumes por levar em consideração seus elementos e a definição desse estilo de comédia. Os discursos das personagens e suas ações mostram como as representações sexuais e de moralidade criam construtos sociais que prendem sexo, gênero e desejo em uma equação que deve resultar em uma identidade estável e universal. Os elementos literários mostram como esse sistema de representação é subvertido pela desestabilização de autoridades que trabalham como centro de sentido do mundo tradicional.pt_BR
dc.description.abstractThe present thesis aims at presenting my reading of the play Entertaining Mr. Sloane, by the English playwright Joe Orton. The analysis investigates in which ways literary artifices are constructed to disrupt normative representations of sexuality and morality, and in which ways the characters’ behaviors and discourses disregard authorities, such as that concerning the family institution, which work to maintain sexual mores embedded in Western society by a heteronormative matrix which constructs a subjectivity configured in the essentialist equation of sex-gender-desire. The investigation finds support in Michel Foucault’s The History of Sexuality, and Judith Butler’s concept of performativity, using Deconstruction as a strategy of reading. The literary aesthetics in Joe Orton’s plays is achieved by showing anarchism and subversion as a metaphor to disrupt conventional categories of sexuality which seek to control human lives and behaviors. Showing sexual perversity by fusing what could be outrageous with the comic mode, Joe Orton constructs a unique style, known as Ortonesque. Because his plays belong to comedy, they are often categorized according to the comic styles or sub-genres. However, that categorization is problematic many times, and there is no agreement from the part of many critics regarding the category of the plays. I consider Entertaining Mr. Sloane as Comedy of Manners by taking into account their elements and the literary definition of comedy style. The characters’ discourses and actions show how sexual and moral representations create social constructs that tie sex, gender and desire in an equation that must result in a stable and universal identity; and the literary elements show how that system of representation is subverted by destabilizing authorities which work as center of meaning to the Western world.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOrtonen
dc.subjectLiteratura inglesapt_BR
dc.subjectComedyen
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectCritica e interpretacaopt_BR
dc.subjectRepresentationen
dc.subjectSexual identityen
dc.subjectSubversionen
dc.subjectDeconstructionen
dc.titleAnarchic desires : deconstructing sexual and moral representations in Joe Orton's entertaining mr. sloanept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000632471pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples