Repositório Digital

A- A A+

Mobilidade urbana : análise dos fatores que causam contínuo crescimento do uso do automóvel nas cidades brasileiras

.

Mobilidade urbana : análise dos fatores que causam contínuo crescimento do uso do automóvel nas cidades brasileiras

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Mobilidade urbana : análise dos fatores que causam contínuo crescimento do uso do automóvel nas cidades brasileiras
Autor Taffarel, Virgínia Scherer
Orientador Senna, Luiz Afonso dos Santos
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo Atualmente, a mobilidade urbana no Brasil encontra-se debilitada, elevados congestionamentos são destacados devido ao uso elevado do automóvel, logo este trabalho versa sobre a análise dos fatores que influenciam o crescimento do uso do carro. No País, ao decorrer dos anos, foi possível verificar o crescimento do número de automóveis, que são incentivados por diversos fatores, como condições favoráveis de crédito, melhora na renda média da população, incentivos fiscais e principalmente devido ao fato em que não há uma alternativa de qualidade para o carro. Em 2013, principalmente, a população demonstrou sua tamanha insatisfação, através de manifestações, diante da qualidade do transporte coletivo, comparado com o valor da tarifa e esta combinação, colocada juntamente com a facilidade de adquirir um automóvel, faz constantemente com que os possíveis usuários de ônibus, ou outros meios de transporte coletivo, migrem para o uso do transporte individual, porém juntamente com ele, vão diversos problemas que afetam a qualidade de vida da população. Além disso, o carro é culturalmente importante no Brasil, sinônimo de status, o automóvel é muito mais do que um simples meio de se locomover. Após análise de todos os fatores que influenciam no crescimento do uso do automóvel, foi verificado que todos eles levam a um ponto comum que seria o aumento do número de carros no Brasil. A taxa de motorização foi um fator importante para demonstrar o quanto o País tende a aumentar quanto a sua frota, esta taxa corresponde na razão entre o número da população e a frota disponível. No Brasil, esta taxa vem diminuindo a cada década, em um ritmo mais acelerado do que o esperado, e seguindo a tendência dos países desenvolvidos que já possuem taxa de motorização constante, estevalor no Brasil tende a diminuir ainda mais, mostrando que o País, deve elevar, e muito, o número de sua frota. Por fim, foi verificada a necessidade de investimentos em transportes coletivos, para que haja um equilíbrio e melhora na qualidade da mobilidade urbana no País, já que o Brasil não possui, pelo menos por agora, expectativa em diminuir o uso do automóvel, inclusive por toda a independência que proporciona ao seu usuário.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/127665
Arquivos Descrição Formato
000971034.pdf (2.580Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.