Repositório Digital

A- A A+

Estudo de casos da aplicação do método VRFT para sistemas mimo

.

Estudo de casos da aplicação do método VRFT para sistemas mimo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estudo de casos da aplicação do método VRFT para sistemas mimo
Autor Couto, Filipe Braga de Oliveira
Orientador Campestrini, Lucíola
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Elétrica.
Assunto Engenharia elétrica
[en] Controllers for multivariable system
[en] Data-based control
[en] Decentralized control
Resumo Neste trabalho é realizado um estudo sobre o método Virtual Reference Feedback Tuning – VRFT para estimar parâmetros de controladores em sistemas multivariáveis. Os sistemas multivariáveis são amplamente utilizados nos processos industriais e por vezes obter o modelo do sistema a ser controlado não é uma opção viável pelo excesso de recursos necessários para tal. Nestes casos os parâmetros de controle que melhor se adaptam ao processo podem ser estimados através de dados obtidos em experimentos no sistema a ser controlado. No entanto apesar do método VRFT ser o mais expressivo na literatura para sistemas com apenas uma variável de entrada e uma variável de saída, ainda existe necessidade de melhorias nas expansões do método para sistemas multivariáveis. Para sistemas com tais características existem diversas configurações de controle que podem ser utilizadas e a aplicação do método VRFT sem considerar as singularidades do processo pode implicar em um sistema de controle que não seja o mais eficiente. As contribuições deste trabalho são baseadas em expansões propostas para o método VRFT, porém que não consideraram diferentes estruturas de controle durante as simulações realizadas. Sendo assim diversos sistemas e estruturas de controle foram simulados, os resultados analisados e comparados com intuito de auxiliar o direcionamento do sistema de controle obtido através do método VRFT que atua de forma mais eficiente para os determinados processos descritos.
Abstract Neste trabalho é realizado um estudo sobre o método Virtual Reference Feedback Tuning – VRFT para estimar parâmetros de controladores em sistemas multivariáveis. Os sistemas multivariáveis são amplamente utilizados nos processos industriais e por vezes obter o modelo do sistema a ser controlado não é uma opção viável pelo excesso de recursos necessários para tal. Nestes casos os parâmetros de controle que melhor se adaptam ao processo podem ser estimados através de dados obtidos em experimentos no sistema a ser controlado. No entanto apesar do método VRFT ser o mais expressivo na literatura para sistemas com apenas uma variável de entrada e uma variável de saída, ainda existe necessidade de melhorias nas expansões do método para sistemas multivariáveis. Para sistemas com tais características existem diversas configurações de controle que podem ser utilizadas e a aplicação do método VRFT sem considerar as singularidades do processo pode implicar em um sistema de controle que não seja o mais eficiente. As contribuições deste trabalho são baseadas em expansões propostas para o método VRFT, porém que não consideraram diferentes estruturas de controle durante as simulações realizadas. Sendo assim diversos sistemas e estruturas de controle foram simulados, os resultados analisados e comparados com intuito de auxiliar o direcionamento do sistema de controle obtido através do método VRFT que atua de forma mais eficiente para os determinados processos descritos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/127670
Arquivos Descrição Formato
000971082.pdf (2.495Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.